MENU

BUSCA

Tradicional exposição ‘Canoas de Promesseiros’ do TCE-PA será aberta nesta quinta-feira (2)

Mostra completa 15 anos em 2025 e estará nos espelhos d’água do edifício-sede da instituição

O Liberal

A exposição “Canoas de Promesseiros”, promovida pelo Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), reunirá cerca de duzentos barquinhos de miriti produzidos por artesãos do município de Abaetetuba. Com o tema “Onde a fé navega, a esperança transborda”, a mostra será instalada nos espelhos d’água do edifício-sede do tribunal, nesta quinta-feira (2), a partir das 17h.

Parte do calendário oficial da quadra nazarena em Belém, a exposição já contou com a confecção de mais de duas mil canoas de miriti e envolveu centenas de artesãos locais. Ao longo dos anos, o evento atraiu cerca de 400 mil visitantes. Ao final de cada edição, as peças são doadas a estudantes da rede pública da Região Metropolitana de Belém.

A chefe do Cerimonial do TCE-PA, Dione Guimarães, destaca o alcance da iniciativa. “É uma ação do Tribunal que já se tornou uma referência nacional e internacional, porque hoje, com a mídia, com a divulgação dos sites, a gente sabe que o trabalho do Tribunal é visualizado no mundo inteiro. Com essa exposição, pretendemos fazer uma referência e valorização da exposição ao Círio Fluvial”, contou.

VEJA MAIS

Fé em movimento: romeiros encaram mais de 70 km até o Círio de Nazaré
De Castanhal a Belém, homens, mulheres e crianças percorrem mais de 70 km em uma jornada de devoção, gratidão e superação, unindo tradição e histórias pessoais de fé

49ª Festa da Chiquita celebra diversidade e fortalece rede de acolhimento LGBTQIA+ em Belém
Mais do que uma festa, a Chiquita se consolida como símbolo de resistência e espaço de produção artística e afetiva na capital paraense

Neste ano, cinquenta embarcações da exposição foram pintadas em uma oficina promovida pela Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), durante a Manhã dos Eleitos, com a participação de pessoas em processo de recuperação da dependência química.

Karen Lima, representante da DFN, reforçou a importância social da atividade: “Além de promover a inclusão social, proporciona um importante momento de socialização e de integração dos grupos atendidos na Manhã dos Eleitos à festividade religiosa”.

O TCE-PA também abrirá a mostra “Navegando por Memórias – Canoas de Promesseiros: Imagens que revelam fé, esperança, cultura e inclusão”, no Largo do Redondo. Depois, a exposição segue para o Espaço Cultural Clóvis Moraes Rêgo, também na sede do Tribunal. A mostra reunirá 20 fotografias que registram os principais momentos do projeto ao longo dos últimos 14 anos.