MENU

BUSCA

Veja a ornamentação do navio Garnier Sampaio para a Romaria Fluvial

Pela 25ª vez, embarcação da Marinha transportará Nossa Senhora de Nazaré na procissão pelas águas da Baía do Guajará.

Iury Costa

O Navio Hidroceanográfico Garnier Sampaio, da Marinha do Brasil, já está preparado para conduzir a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré na tradicional Romaria Fluvial do Círio de Nazaré 2025, que acontece neste sábado (11). A embarcação, que há 25 anos transporta a santa pelas águas da Baía do Guajará, é considerada um símbolo da devoção e da fé dos paraenses, e recebe a imagem com honras de Chefe de Estado.

 A ornamentação da Romaria Fluvial é formada por uma composição de lírios-brancos e rosas verdes no pedestal da Imagem Peregrina e as laterais do Navio Garnier Sampaio foram adornadas com um jardim colorido de rainha margarida.


Durante o percurso, a imagem permanece protegida em uma cabine de vidro instalada no navio, de onde percorre todo o trajeto até a Escadinha do Cais do Porto, no centro de Belém. Mais de 400 militares da Marinha estarão envolvidos na operação, atuando com navios, lanchas e motos aquáticas para garantir a segurança da romaria e a coordenação do tráfego aquaviário.

A Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) será responsável por fiscalizar as embarcações que acompanham o cortejo. Somente aquelas previamente inscritas e identificadas com adesivos ou bandeiras oficiais poderão navegar no trecho entre o Terminal Hidroviário Turístico de Icoaraci e o centro da capital. A Marinha também reforça as normas de segurança, como o uso obrigatório de coletes salva-vidas, proibição de excesso de passageiros e restrição ao transporte de crianças menores de sete anos em motos aquáticas.

VEJA MAIS

Após se curar de lesão no joelho, fiel paga promessa durante a Romaria Rodoviária
Hugo Henrique fraturou o joelho durante uma partida de futebol: "Estou curado"

Círio 2025: saiba como é, que horas, qual o trajeto e como acompanhar a Grande Procissão ao vivo
A maior e mais aguardada romaria do Círio acontece neste domingo (12/10), reunindo milhões de fiéis em um percurso de fé de 3,6 km

Uma das novidades deste ano é o novo ponto de partida da romaria fluvial, que ocorrerá, pela primeira vez, no Terminal Hidroviário Turístico de Icoaraci, recém-reformado. Até o ano passado, a saída era feita tradicionalmente do Trapiche de Icoaraci. A mudança foi confirmada pela Diretoria da Festa de Nazaré em parceria com a Marinha do Brasil.

Com todos os preparativos prontos, o Garnier Sampaio aguarda apenas a chegada da imagem peregrina para que a procissão tenha início, em mais um momento de fé, tradição e emoção nas águas do Círio de Nazaré.