MENU

BUSCA

'Acompanhem o Círio de suas casas', diz Arcebispo de Belém na cerimônia da Descida do Glória

Missa e pregação duraram mais de três horas, com pouco presentes na Basílica e na Praça Santuário

Redação integrada de O Liberal

Os impedimentos da pandemia à participação dos fieis na programação religiosa do Círio 2020 foi o tema principal da mensagem do Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, na benção ao final da cerimônia da Descida da Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré do Altar-mor do Glória, na Basílica Santuário, na manhã deste sábado (10). Taveira reforçou, de forma breve, que a ausência dos fieis nas cerimônias não é um desejo da igreja, mas uma necessidade de segurança epidemiológica. O arcebispo pediu que os fiéis acompanhem o Círio de 2020 de suas casas. 

LEIA MAIS:
- Descida do Glória teve cerimônia restrita e participação modesta na Praça Santuário
- Mesmo sem Círio Fluvial, romeiros saem às águas neste sábado

- Devotos acompanham a descida da Imagem Original do Altar do Glória com Basílica fechada

"O povo não está aqui. Não é por um desejo, não, mas pelo protocolo estabelecido pelas autoridades", disse Dom Taveira. O arcebispo ainda comentou: "É o Círio original que estamos vivendo esse ano". 

"O povo não está aqui. Não é por um desejo, mas pelo protocolo estabelecido pelas autoridades", disse Dom Taveira. "É o Círio original que estamos vivendo esse ano" 

Cerimônia com a Basílica fechada ao público 


A mensagem de Dom Taveira foi proferida após três horas de cerimônia, com poucos participantes na Basílica Santuário - a grande maioria formada por membros da Diretoria da Festa de Nazaré, por religiosos e por membros da Guarda de Nazaré.  A Basílica Santuário foi fechada na sexta-feira (9), por causa da pandemia, e assim permanecerá durante todo o fim de semana do Círio deste ano. 

O movimento no entorno da Basílica seguiu tranquilo durante toda a manhã. Na praça poucos fiéis acompanharam a cerimônia, do lado de fora. Vários fizeram orações, postados nas grades que isolam a entrada da Basílica.

Após uma hora de missa de abertura, celebrada desde as 8h30, pelo padre Ramos, e depois de duas horas de pregação e preparação, com o Padre João Paulo Dantas, a cerimônia  da Descida do Glória teve seu auge às 11h30: o ponto alto da programação do Círio 2020 da manhã desta sábado é quando a Imagem Original, encontrada por Plácido, desceu, mais uma vez, do seu Altar-mor para ficar mais próxima aos fiéis, por volta das 11h50. 

Reencontro com fieis


A descida do Glória começou com a abertura do abrigo de vidro onde fica a Imagem Original na Basílica. Durante a Descida do Glória, a Imagem Original doi retirada do Altar-mor por Sandoval Pereira, da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN).

O diretor retirou a coroa de ouro da Imagem Original. Ela passou de mãos em mãos, pelos demais diretores, até chegar às mãos do Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, sob aplausos.

Houve comoção entre os presentes. Dom Taveira encerrou a cerimônia com a mensagem e as bênçãos aos presentes.

Círio