CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Mesmo sem Círio Fluvial, romeiros saem às águas neste sábado

Lanchas da Marinha, Bombeiros e da PM fazem policiamento: missão não é proibir navegação, mas evitar aglomerações

Redação integrada de O Liberal
fonte

Uma lancha da Marinha e embarcações da Companhia Fluvial da PM percorrem a área do trapiche de Icoaraci na manhã deste sábado (10), apesar do cancelamento do Círio Fuvial nas programações oficiais do Círio de 2020. Ainda que a romaria, que todos os anos marca o sábado dos festejos nazarenos, ter sido suspensa pelos cuidados da Diretoria da Festa de Nazaré na pandemia, famílias fazem manifestações de fé nas águas da Grande Belém à véspéra do Círio.

LEIA MAIS:
Arcebispo diz na Descida do Glória: acompanhem o Círio em casa'
Descida do Glória teve cerimônia restrita e participação modesta na Praça Santuário

Devotos acompanham a descida da Imagem Original do Altar do Glória com Basílica fechada

image Policiamento tem três embarcações no trapiche de Icoaraci (Igor Mota / O Liberal)

Três lanchas fazem o policiamento nas águas nesta manhã de sábado sem Círio Fluvial. Uma da Marinha, uma da Companhia Fluvial da PM e uma ambulancha dos Bombeiros. "Esses efetivos se mobilizaram para fazer o trajeto do Círio Fluvial, do trapiche de Icoaraci até a Escadinha do Porto de Belém, em virtude da movimentação das redes sociais e também das marinas, com motos aquáticas e lanchas saindo", explica o major Dantas, comandante da Companhia Fluvial da PM. "O policiamento não tem o objetivo de coibir, já que a navegação não é proibida, mas é de evitar aglomerações por causa da pandemia".

"Nos mobilizamos em virtude da movimentação das redes sociais e também das marinas", explica o major Dantas. "O policiamento não tem o objetivo de coibir, já que a navegação não é proibida, mas é de evitar aglomerações por causa da pandemia"

 

Romeiros prestam homenagens a seu modo


A família de Liliane França é uma das várias que prestam homenagens nas águas da Grande Belém neste sábado. Ela se uniu esse ano para ir até a ilha de Cotijuba para fazer doações de alimentos e brinquedos para a comunidade. 

Todos os anos a família faz distribuição de água e sopa para os romeiros na BR-316, mas com a pandemia resolveram mudar o roteiro e fazer doações. Eles vão entregar cestas básicas para 30 famílias.

A família de Liliane França é uma das várias que prestam homenagens nas águas da Grande Belém neste sábado. Ela se uniu esse ano para ir até a ilha de Cotijuba para fazer doações de alimentos e brinquedos para para 30 famílias

image Romeiros estão nas águas, mesmo sem Círio Fluvial (Igor Mota / O Liberal)

"Tudo isso começou quando a esposa do meu irmão entrou para a família e nos abraçamos a causa", justifica Liliane - que além da família, conta com o envolvimento de um casal de amigos que vieram do Rio de Janeiro para participar desse momento.

A redação integrada de O Liberal segue na cobertura da programação oficial e nas manifestações de romeiros do Círio 2020. Acompanhe.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Círio
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!