CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Vacina brasileira contra 4 tipos de meningite é aprovada pela Anvisa

Imunizante é produzido pelo laboratório da Fiocruz, no Rio de Janeiro

O Liberal

Uma vacina que protege contra quatro tipos de bactérias que causam meningite teve o registro aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O imunizante meningocócica ACWY é produzido no Brasil, em Bio-Manguinhos, a unidade de produção da Fiocruz, no Rio de Janeiro. O registro na Anvisa permite que a produção seja feita também pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Minas Gerais.

VEJA MAIS

image Gravidez em idade avançada: saiba quais são os principais riscos à saúde da mulher
"As mulheres grávidas com mais idade têm maior probabilidade de desenvolver complicações de saúde materna como diabetes gestacional, hipertensão arterial e placenta prévia”, afirma o ginecologista Luiz de Campos

image Vacinação contra a gripe estará disponível para toda a população maior de 6 meses
A ampliação da imunização foi anunciada pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (12); municípios paraenses poderão organizar a aplicação de doses no novo público, diz a Sespa

image OMS declara fim da emergência de saúde global da Mpox
A vacina contra a doença foi liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde agosto do ano passado

Além de uma boa notícia para a saúde, a aprovação também significa mais economia para o país. Hoje, o Ministério da Saúde compra 7 milhões de doses por ano de laboratórios estrangeiros. Com a produção da vacina nacional, a tendência é reduzir custos.

“À medida em que a gente avança no processo de transferência de tecnologia, os custos tendem a ser nacionalizados, pelo menos grande parte deles. E os custos nacionalizados são menores que os custos de importação da vacina”, explica o diretor de Bio-Manguinhos, Maurício Zuma.

A previsão do Instituto Bio-Manguinhos é que o país produza a vacina de forma totalmente independente daqui a anos. A incorporação dessa tecnologia vai garantir que o Brasil sempre tenha a vacina, mesmo diante de qualquer escassez internacional.

“Se houver a falta dessa vacina no mundo, a gente vai garantir ao ministério o fornecimento da vacina. Já temos a instalação para a produção dessa plataforma porque nós usamos ela para outras vacinas”, conta Zuma.

 

Vacinação contra meningite

O Programa Nacional de Imunizações recomenda a vacina meningocócica ACWY para adolescentes de 11 a 14 anos. Mas assim como todas as outras vacinas para crianças e adolescentes, a procura pela ACWY não atingiu a meta do Ministério da Saúde, em 2022.

“Há uma procura baixa pela vacina, vacina disponibilizada gratuitamente, uma vacina excelente. Os adolescentes nessa faixa precisam ser vacinados porque é uma faixa onde as pessoas estão muito expostas”, alerta o diretor de Bio-Manguinhos, Maurício Zuma.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL