Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Mulher trans escolhe adotar meninas com a mesma identidade de gênero

Alexya Salvador também adotou um menino com deficiência intelectual

Redação Integrada com informações do UOL

Alexya Salvador, que fez sua transição de gênero aos 28 anos, é a primeira mulher trans no Brasil a conseguir finalizar o processo de adoção. Ela adotou os três filhos, dois deles são crianças trans.

“Sempre tive o sonho de ter filhos. Vim de uma família muito grande e, desde muito jovem, dizia que queria ter pelo menos três. Mas não imaginava que eu seria mãe, muito menos que eu seria a mulher que eu sou hoje”, conta ela, que é casada com Roberto há 12 anos.

Para realizar o sonho, começou a pesquisar sobre pessoas trans que adotaram, mas não encontrou registro. Ela, então, se tornou a primeira trans a concluir o processo de adoção no Brasil.

O primeiro filho veio após o casal entrar no Cadastro Nacional de Adoção. Depois de um processo minucioso, eles conheceram Gabriel, que é um menino com necessidades especiais. Ele foi adotado.

Surpresa

Alexya queria ser mãe de três filhos. Foi quando ela recebeu um telefonema da juíza da Vara da Infância e Juventude de Jaboatão dos Guararapes (PE). “Ela tinha visto uma entrevista minha, na TV, dizendo que tinha o sonho de adotar uma criança trans, e me ligou porque tinha uma criança com características de ser uma menina trans na comarca dela. Perguntou: ‘Quer conhecê-la?’”, relatou.

“Numa conversa por telefone, antes de eu conhecê-la pessoalmente, ela pediu: ‘Mainha, me traz roupa de menina?’ Ela não queria sair do abrigo vestida de menino. Pediu vestido, calcinha, sutiã. Tudo aquilo tinha sido negado para ela.”

Para o sonho ser completo, ainda faltava uma criança. Em 2019, ela recebeu outro telefonema, para adotar outra menina trans de 7 anos. Ela conta que o casal foi no mesmo dia para Santos (SP), onde conheceram Dayse. “Era uma menina. Uma semana depois, o juiz nos deu a guarda dela. Hoje, ela passa no ambulatório de crianças trans do Hospital das Clínicas de São Paulo, junto com a Ana”, conta.

Palavras-chave

Brasil
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL