MENU

BUSCA

Presidente Lula sanciona lei que equipara injúria racial ao crime de racismo

Com a nova lei, quem praticar os atos discriminatórios passam a ser presos e condenados de 2 a 5 anos

Rayanne Bulhões

Foi sancionada, nesta quarta-feira (11), a lei que equipara a injúria racial ao crime de racismo, que é inafiançável e imprescritível. O documento foi oficializado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em cerimônia de transmissão de cargo das ministras da Igualdade Racial, Anielle Franco, e dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, no Palácio do Planalto. As informações são do G1.

Com a nova lei, quem praticar os atos discriminatórios passam a ser presos e condenados de 2 a 5 anos. O regimento foi aprovado ainda em dezembro no ano passado pelo Congresso Federal. Pelo texto do Código Penal, a injuria passa a ficar dentro dos itens da Lei do Racismo e se for proferido a mais de uma pessoa, entra na sansão de injúria racial coletiva.

VEJA MAIS

Parazão 2023: homofobia, racismo e machismo serão temas a cada rodada; veja detalhes da assinatura
Assinatura dos termos cooperação ocorreu nesta terça-feira (27), com representantes da Funtelpa, Defensoria Pública, Federação Paraense de Futebol, além do Remo, Paysandu e Tuna Luso


[[(standard.Article) Prefeitura de Belém realiza diversas campanhas de combate ao racismo]]

'Peça desculpas': Chris Flores fala sobre caso de racismo envolvendo Luísa Sonza
A apresentadora falou sobre o assunto em um programa, após a cantora anunciar adiamento de nova turnê devido ao processo que sofreu por injúria racial

O que é o crime de injúria racial?

Pelo documento, entende-se por crime injúria racial quando a honra de uma pessoa específica ou grupo é ofendida por conta de raça, cor, etnia, religião ou origem. Já o racismo ocorre quando o agressor atinge um grupo ou coletivo de pessoas, com base na raça de forma geral.

O que modifica a lei de injúria?

As pessoas que praticavam a injúria poderiam ter que cumprir uma pena de um a três anos de reclusão, mais pagamento de multa. Com essa nova lei instituida e aprovada, a punição passa a ser prisão de dois a cinco anos. A pena será dobrada se o crime for cometido por duas ou mais pessoas. Vale, ainda, em casos de crimes es estádios e teatros.

Brasil