CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Picada de aranha-armadeira pode provocar ereções de duas horas, convulsões e taquicardia

Considerada atualmente a espécie mais perigosa do mundo, a aranha-armadeira pode ser encontrada escondida em plantas, sob entulhos, troncos, folhagens, e até materiais de construção.

O Liberal
fonte

A espécie Phoneutria nigriventer, conhecida como aranha-armadeira, é atualmente a mais perigosa do mundo e tem comportamento classificado com bastante agressivo. De acordo com o protocolo de acidentes por aranha do gênero Phoneutria desenvolvido pela Universidade de São Paulo, o contato com esse animal e seu veneno neurotóxico, pode ocasionar ereções de duas horas, alterações do ritmo cardíaco e/ou respiratório, palidez, convulsões, diarreia, entre outros.

O nome dado é por conta da sua característica de se "armar" em momentos de vulnerabilidade: a aranha se apoia nas patas traseiras, e ergue as frontais para ficar maior, e assustar possíveis predadores, podendo também saltar até 40 centímetros. A dor da picada é descrita pelos profissionais de saúde como 'insuportável', de maneira que pode irradiar para todo o membro atingido.

Revestido por cores que variam de cinza a tons de marrom e com chance de apresentar manchas brancas, o corpo da aranha-armadeira tem quatro centímetros, podendo alcançar até 15 centímetros de envergadura. Essa armadeira também é identificada por suas grandes presas de cor avermelhado-pardo, patas grossas e peludas.

VEJA MAIS

image Encontrada em caixa de brinquedos, aranha-armadeira é uma das espécies mais venenosas do mundo
O veneno da aranha-armadeira pode ser letal, principalmente em crianças. Saiba o que fazer após picada e como se proteger da aranha perigosa

image Veneno de aranha brasileira pode ser a chave para a eficácia do tratamento contra o câncer
Pesquisa feita há mais de 20 anos detectou que o animal possui uma molécula que tem eficácia contra tumores

image Cantor de forró morre após ser picado por aranha e rosto começar a escurecer
O cantor de forró Darlyn Moraes foi internado, mas não resistiu; filha de 18 anos também está internada por conta de picada

Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, entre 2019 e 2023, o Brasil notificou 23.868 casos de acidentes com aranhas-armadeiras, com 13 mortes. Apesar do número ser alarmante, e dessa ser de fato uma aranha de grande importância médica, as armadeiras foram superadas pelas aranhas marrons, que menores e domésticas, causaram 38.030 ferimentos, com 50 óbitos registrados no mesmo período.

Vale ressaltar que a denominação "armadeira" diz respeito a um gênero que contempla oito espécies de aranhas, mas a mais perigosa delas é a Phoneutria nigriventer, e também a que concentra mais estudos e pesquisas.

Um grupo de cientistas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) identificou que o veneno da aranha-armadeira tem potencial para tratamentos de disfunção erétil, com uma molécula que pode ser usada em um gel que favoreça a ereção. O estudo começou há quase 20 anos e tem como base uma tese de doutorado, e o medicamento passa por ensaios clínicos.

Onde a aranha-armadeira pode ser encontrada

Essa espécie tem comportamento noturno e é encontrada escondida em plantas, sob entulhostroncosfolhagens, e até materiais de construção. Mesmo assim, as chances de encontrar a espécie dentro de casa não são raras. Devido à preferência por interiores de sapatosmóveis e até em meios às roupas, as picadas costumam ocorrer principalmente nas mãos e nos pés das pessoas.

O que fazer em caso de mordida por aranha-armadeira

Ainda que a maioria dos casos de mordida por aranha-armadeira seja considerada leve, com dor localizada, sudorese, vermelhidão e formigamentos, é recomendado procurar auxílio médico de forma imediata.

Com certa frequência, os sintomas podem evoluir para sudorese profusa, taquicardia, hipertensão arterial, prostração, vômitos, indicativos de provável edema pulmonar, e presença de sinais sugestivos de choque, como extremidades frias e diminuição da amplitude do pulso ou pulso não palpável.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL