Número de casos de surto de lesões e coceira na pele cresce para 105
Até a última semana, 79 casos haviam sido registrados na Secretaria de Saúde

O surto de lesões e coceiras na pele segue crescendo e sendo monitorado pela Secretaria de Saúde (Sesau) de Recife. Até o último domingo (21), foram notificados 105 casos na cidade, uma quantidade relativamente maior da computada até sexta-feira (19), que tinha 79 casos registrados. As informações são do NE 10.
Conforme a secretaria, o aumento é esperado, pois as redes de saúde estão se atentando aos sintomas. "Ainda é necessário aguardar resultados de alguns exames laboratoriais dos casos e da análise de ácaros e mosquitos capturados para que seja possível apontar conclusões. Nesta semana, uma nova reunião entre os especialistas deve ser realizada", disse a Sesau.
VEJA MAIS
Segundo o médico infectologista Demétrius Montenegro, os casos não têm um padrão específico e isso acaba por dificultar as investigações. "A variabilidade das lesões é grande. Por isso, identificar a causa não é simples. Mais de 80% das pessoas acometidas apresentam apenas lesões de pele e coceira, uma pequena parcela relata febre. Isso pode levar a uma superposição de diagnóstico, o que dificulta a investigação", explica.
Inicialmente, foram computadas cinco crianças com lesões cutâneas e coceiras no Córrego da Fortuna e no Sítio dos Macacos, bairros da zona Norte de Recife. Porém, os casos foram crescendo e sendo identificados em outras regiões da cidade. Um alerta epidemiológico foi emitido para que todas as unidades de saúde notificassem qualquer suspeita semelhante. A Secretaria de Saúde segue em avaliação para identificar as causas do surto.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA