Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

No Rio e São Paulo, jovens sem religião superam católicos e evangélicos

Jovens entre 16 e 24 anos que se dizem sem religião são 30% em São Paulo e 34% no Rio de Janeiro

Gabriel Mansur

Dados da pesquisa Datafolha demonstram que cada vez mais os jovens brasileiros afirmam não ter nenhuma religião. Em nível nacional 14% dos brasileiros dizem não ter nenhuma religião, enquanto jovens entre 16 e 24 anos somam 25%. No Censo 2010, os brasileiros sem religião eram 8%, demonstrando um aumento nesse número. 

VEJA MAIS

Islã é uma religião de paz e amor, diz presidente da Associação Ahmadia do Islã no Brasil
Wasim Ahmad Zafar fará palestra sobre o Islã, em Belém, neste sábado

De Belém do Pará a Belém da Judéia: paraenses relembram experiência onde Jesus nasceu
Cidade com mais de três mil anos de história e hoje com cerca de 30 mil habitantes tem na época do Natal maior fluxo de turistas, que buscam conhecer a Igreja da Natividade

Na pesquisa Datafolha nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, os números entre as pessoas na faixa etária de 16 e 24 anos são ainda maiores, superando o número de jovens que declaram ter algum tipo de religião. Em São Paulo, 30% dos jovens não têm religião, enquanto 27% se declararam evangélicos, 24% católicos e 18% de outras religiões. No Rio de Janeiro, 34% não possuem religião, 32% são evangélicos, 17% católicos e 11% de outras religiões. 

Entretanto, a partir do que foi ouvido pela BBC News Brasil ao entrevistar três especialistas em religião, podemos explicar o que são pessoas “sem religião”, que não necessariamente correspondem a ateus ou agnósticos. Ateus não acreditam na existência de Deus, enquanto agnósticos acreditam que não é possível afirmar se Deus existe ou não. No Censo 2010, eles eram apenas 4,8% dos sem religião.

O que são pessoas “sem religião”?

Os “sem religião” são sujeitos normalmente não associados a instituições religiosas. Isso não significa que não tenham fé ou até mesmo práticas pessoais que estão associadas a crenças religiosas. Em alguns casos, acreditam inclusive em Deus, Maria, Jesus, mas seguem se declarando sem religião, por não estarem vinculados ou não frequentarem uma igreja.

Brasil
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL