Moradores pintam faixa de pedestres em 3D para chamar a atenção de motoristas

A depender do ângulo em que é vista, faixa parece estar suspensa

Com informações do G1

Moradores de Brasília pintaram uma faixa de pedestres em modelo 3D para chamar a atenção de motoristas que passam pelo local. A "intervenção artística", como é chamada pela vizinhança, foi finalizada na terça-feira (13), mas foi apagada pelo Detran na tarde desta quarta (14). Em nota, o órgão informou que os moradores não tinham autorização para realizar o desenho.

A sinalização era desejo antigo da comunidade e, a depender do ângulo em que é vista, parece estar suspensa. A ideia é usar a ilusão de óptica como um fator a mais para obrigar o motorista reduzir a velocidade e permitir a passagem dos pedestres.

Segundo o Denatran, para a implantação de faixa de pedestres é necessário estudos técnicos que avaliam, entre outros requisitos, a geometria da via, a topografia do terreno, o fluxo de veículos e de pedestres entres outros requisitos. Além disso, são considerados, por exemplo, a segurança da sinalização em condições adversas tais como: neblina, chuva e durante a noite. A sinalização segue padrão nacional e qualquer alteração deve ser solicitada aprovação do Departamento Nacional de Trânsito.

A pintura de faixas de pedestres em 3D já foi vista em países como China, Índia, Geórgia e Islândia. No Brasil, o modelo é adotado em cidades do Amapá, São Paulo e Acre.

Brasil
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM BRASIL