Ministério da Igualdade Racial estuda criar Disque Racismo

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, comemorou a determinação do governo da Espanha de colocar em funcionamento uma nova linha direta para recebimento de denúncias de discriminação racial ou étnica.

O Liberal

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, comemorou nesta terça-feira, 23, a determinação do governo da Espanha de colocar em funcionamento uma nova linha direta para recebimento de denúncias de discriminação racial ou étnica e para prestar assistência às vítimas, pelo número 021. 

O anúncio ocorreu após os ataques racistas sofridos pelo atleta brasileiro Vinícius Jr., jogador do Real Madrid, no domingo (20).

VEJA MAIS

image Ato contra racismo em Belém presta solidariedade ao jogador Vinícius Júnior
Manifestação ocorreu ao lado do Consulado da Espanha, no bairro Batista Campos

image Imagens mostram que juiz prometeu suspender o jogo em caso de novos insultos a Vini Jr.
O árbitro criticou as medidas do protocolo da Liga Espanhola; suspensão da partida só estava prevista em caso de reincidência

image Campeonato Italiano declara adotar medida de tolerância zero contra racismo
Luigi De Siervo, CEO da Série A do Campeonato Italiano, afirmou o combate de ataques racistas à jogadores

O 021 é válido em todo o território da Espanha e a ligação para o número é gratuita. O serviço será operado pela Direção Geral de Igualdade de Tratamento e Diversidade Racial Étnica, subordinada ao Ministério da Igualdade espanhol e pelo Conselho para Eliminação da Discriminação Racial ou Ética.

A ministra Anielle Franco informou que o Brasil pretende lançar, até o fim do ano, o Disque 138, para recebimento de denúncias de racismo, discriminação e injúrias raciais.

A assessoria do Ministério da Igualdade Racial confirmou à Agência Brasil que ocorreram reuniões para tratar deste assunto entre as equipes dos ministérios da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). O MDHC já coordena o Disque 100, que registra e encaminha aos órgãos competentes os registros de violações de direitos humanos.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL