Mini cozinha:comidas feitas em miniatura viram tendência e geram reações intrigantes; vídeo

Entre os internautas, alguns sentem prazer e outros aflição; entenda o motivo com uma explicação

Paula Figueiredo
fonte

Não é novidade que vídeos de mini comidas sendo preparadas em mini cozinhas, com ingredientes do tamanho de um grão de arroz, estão fazendo sucesso na internet ao mostrar uma comida de verdade, que pode ser ingerida normalmente, como resultado final. A "Minicozinha Brasileira", como vem sendo chamada, conquistou vários fãs nas redes sociais, que afirmam se sentirem relaxados e aliviados do estresse do dia a dia ao visualizarem esses vídeos. Por outro lado, outros sentem repulsa e aflição ao ver algo tão pequeno ser preparado. Veja dois exemplos de receitas feitas em miniatura:

Para a psicóloga Danielle Almeida, especialista em saúde mental, esse tipo de conteúdo faz o espectador relembrar momentos vividos na infância e que ficaram preservados na mente. Por isso, para algumas, pode ser algo extremamente positivo e prazeroso.

"Quando falamos desse tipo de vídeo, nós falamos também da visão sensorial, que os sons muitas vezes nos remetem a momentos, comportamentos, que muitas vezes estão preservados desde a infância, quando observamos uma avó, uma mãe, uma pessoa importante cozinhando. Quando você vê algum programa de culinária ou esses vídeos minimalistas, que você vê uma frigideira, a cebola e o alho, aí você pode dizer: 'Nossa, eu vejo isso e parece que eu já sinto o cheiro', porque fica na memória, fica preservado esse aroma", diz essa, detalhando que o vídeo pode despertar esse tipo de prazer.

Reações diversas

Mesmo que tenha milhões de fãs pelo mundo, não é todo mundo que sente prazer ao assistir os registros. Para a jornalista Stephanie Hora, o tema abordado gera uma sensação de "perda de tempo". "Eu não gosto porque me dá nervoso e ansiedade, me dá um pouquinho de sensação de tá perdendo meu tempo, sabe?", conta ela.  A psicóloga ressalta que esse tipo de aflição também pode ter ligação com a infância

"Agora, claro, muitas pessoas não conseguem sentir. Mas porque talvez não tenham tido lembranças de um passado onde, naquele momento, tinha essa alegria, essa euforia, esse momento positivo", pontua, declarando que essas reações precisam ser entendidas para saber se aquela infância foi feliz ou traumática. 

Como se arriscar na mini cozinha?

image Lasanha em miniatura (Foto: Reprodução / Tastemade Brasil)

 

 

Até conhecidas empresas no ramo da gastronomia estão entre as que apostam no conteúdo da culinária em miniatura. Uma delas divulga vídeos semanalmente para agradar os inúmeros fãs.

Segundo a designer Fernanda Picoloto, produtora e dona das mãos que aparecem em algumas produções, para conseguir realizar a receita é preciso pensar se elas, de fato, dariam certo em miniaturas, e adaptar os ingredientes para a proporção necessária, além de cortar tudo em um tamanho mínimo.

O fogão, visto nos registros, funciona a base da chama de uma vela, mas em caso de frituras, a chama não é o suficiente para aquecer o óleo. Por isso, comidas fritas, assadas ou geladas, precisam ser levadas em eletrodomésticos convencionais para conseguirem atingir a temperatura adequada.

Confira como fazer um peixe grelhado em miniatura

(Estagiária Paula Figueiredo, sob supervisão de Heloá Canali, coordenadora de OLiberal.com)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL