CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Mais de 220 mil raios cairam no Ceará em 2024; 14 mil foram registrados em um único dia

Com relação a 2022, no ano de 2023 houve um aumento de quase 70% no número de raios que atingem o Ceará e a distribuidora teme que 2024 supere esse aumento

Carolina Mota
fonte

Apenas nesses quatro primeiros meses de 2024, a distribuidora de energia Enel, do Ceará, já detectou mais de 220 mil raios na localidade. Segundo dados da concessionária, a região Centro -Sul foi a que mais registrou raios entre as macrorregiões do estado, com 31.428 raios.

A distribuidora também afirmou que o dia 12 de janeiro foi apontado como o dia que mais recebeu raios, somando 14.159.

Com relação a 2022, no ano de 2023 houve um aumento de quase 70% no número de raios que atingem o Ceará e a distribuidora teme que 2024 supere esse aumento.

image Saiba como se proteger de raios em casa ou na praia; várias mortes aconteceram nos últimos dias
No sábado (20), oito pessoas foram atingidas por um raio na Praia da Vila Caiçara, em Praia Grande, resultando em uma morte

Como se proteger de raios

Segundo a Agência Brasil, especialistas orientam que, durante as tempestades, buscar abrigo é o mais recomendado, evitando contado com ferros e outros condutores de energia. Manter distância da rede elétrica, telefônica e hidráulica também é o mais adequado.

A Defesa Civil do estado de São Paulo reforçou que, se a pessoa estiver em qualquer área aberta durante uma tempestade, como praia, piscina, estacionamento e campo de futebol, deve sair imediatamente do local.

Ao aviso de tempestade ou ao escutar trovões, a orientação é se abrigar imediatamente em uma edificação ou veículo, permanecendo longe de janelas, tomadas e materiais metálicos e evitando árvores ou coberturas metálicas frágeis. Além disso, a recomendação é desconectar aparelhos eletrônicos das tomadas; e não utilizar aparelhos conectados às fiações telefônica e elétrica.

A orientação é manter distância de objetos altos e isolados, como árvores, postes, antenas e caixas d’água; afastar-se de objetos metálicos grandes e expostos, como tratores, escadas, cercas de arame; não soltar pipas e não carregar objetos como canos e varas; evitar dirigir e andar de bicicleta, motocicleta ou a cavalo.

Carolina Mota, estagiária sob supervisão de Heloá Canali, coordenadora de Oliberal.com

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL