CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Inmet prevê nova onda de calor para outubro no Brasil

Temperaturas podem subir até 3°C acima da média do mês na maior parte do país

O Liberal
fonte

A forte onda de calor que tomou conta do país na segunda quinzena de setembro deve continuar ao longo do mês de outubro. É o que alerta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que prevê temperaturas acima da média na maior parte do Brasil, ainda influenciadas pelo fenômeno El Niño. O Pará está entre os estados que sofrerão maior impacto dessa elevação térmica.

VEJA MAIS

image Onda de calor: internauta cria 'ar-condicionado caseiro' e de baixo custo; vídeo
O vídeo chegou a quase 10 mil curtidas, 12 mil comentários e 106 mil compartilhamento. Veja o passo a passo da montagem

image Onda de calor x ovo: entenda a relação do alimento que pode ser favorável ao consumidor
A onda de calor deve permanecer até o final deste mês. Para liberar o estoque, alguns produtores tem dado descontos nos produtos granjeiros. Veja o motivo e os pontos positivos de uma alimentação com ovos

image Onda de calor pode afetar na menstruação; entenda
Calor excessivo pode aumentar o fluxo, mudar o período e, principalmente, piorar cólicas menstruais

De acordo com o site Climatempo, as temperaturas devem ficar 2°C a 3°C acima da média histórica em grande parte do país, abrangendo as regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, e mais altas até 1°C na região Sul e no norte do Amazonas.

O maior impacto será sentido nos estados do Mato Grosso, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí e oeste da Bahia, onde as temperaturas médias ficarão acima dos 29°C. O calor intenso também vai predominar em Goiás e no Distrito Federal.

Apenas algumas regiões do sul de Mato Grosso do Sul e parte do Sul do Brasil, onde as chuvas devem ser mais persistentes, registrarão um clima mais ameno, com termômetros abaixo dos 20°C e estimativa pluviométrica de 140 mm, ligeiramente inferiores à média histórica da estação. 

Tempo seco continua a preocupar

Com a previsão de chuvas abaixo da média histórica nas regiões Norte e Nordeste, onde os índices pluviométricos devem ficar abaixo de 70 milímetros, aumenta a preocupação principalmente com as queimadas.

Para as regiões Centro-Oeste e Sudeste, o Inmet projeta um retorno gradual das chuvas, especialmente em partes do Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais, com volumes inferiores a 160 mm. Nas demais áreas, a tendência é de chuvas abaixo da média, com acumulados inferiores a 100 mm.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL