Idosa recebe dose de ar em vez de vacina; profissional é afastada
Prefeitura de Petrópolis confirma o caso e explica que autoriza acompanhantes a fiscalizar a aplicação do imunizante

A profissional de saúde que aplicou uma dose de ar em vez de vacina contra a covid em uma idosa de 94 anos foi afastada. O caso aconteceu na sexta-feira, 12, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio. A Prefeitura confirmou o caso e emitiu nota.
O incidente aconteceu no primeiro dia de imunização em idosos acima de 90 anos.
Nas imagens feitas pelos familiares é possível ver a técnica de enfermagem tentando tirar a proteção da agulha da seringa, sem aparente sucesso. Foi quando o familiar da idosa, filmando a ação, aconselhou a troca da seringa. A técnica foi então até a tenda montada para pegar outra seringa. Ao retornar, a seringa sem a dose da vacina foi aplicada na idosa.
Após a grande repercussão do vídeo, a prefeitura emitiu uma nota confirmando que a seringa estava vazia. A família da idosa retornou ao ponto de vacinação no sábado (13) e recebeu a dose de verdade.
Segundo a prefeitura, as equipes de saúde estão sendo orientadas a seguirem os protocolos durante a aplicação da vacina, que consiste em permitir que o vacinado ou familiar acompanhe o processo, desde o manuseio da ampola da vacina até o término da aplicação.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA