CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Dois terços dos brasileiros têm medo de sair à noite nas cidades, aponta Datafolha

O instituto quis saber como anda a sensação de insegurança do brasileiro

Luciana Carvalho
fonte

De acordo pesquisa do Datafolha, feita nos dias 22 e 23 de março em 181 cidades, quase dois terços dos brasileiros têm medo de sair às ruas de suas cidades à noite. As informações são da Folha de S.Paulo.

VEJA MAIS

image Pessoas em situação de rua são frequentemente expostas à violência urbana
Em muitos casos, pessoas em situação de rua são atacadas por seus pares; em outros episódios, essas pessoas são mortas por grupos armados

image Mototaxista é morto no Guamá; tiros foram direcionados para o rosto da vítima
O homicídio aconteceu na travessa 25 de junho

Das pessoas entrevistadas, 37% afirmam se sentir muito inseguros após escurecer em relação ao que percebiam há um ano, e 27% dizem ter um pouco de insegurança. Foram ouvidas 2.556 pessoas com mais 16 anos, e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

O Datafolha quis saber como anda a sensação de insegurança do brasileiro. Foram feitas duas questões acerca da percepção: o temor de frequentar ruas de sua cidade e de seu bairro, mais próximas das residências. O número dos que se sentem muito inseguros cai para 31% no segundo grupo.

Disseram se sentir um pouco inseguros em seus bairros 25%, equivalentes aos 27% que assim se sentem em relação à cidade toda, 23% nos dois grupos se dizem "mais ou menos seguros", enquanto 14% se sentem muito seguros nas suas cidades, ante 22% daqueles que dizem o mesmo sobre seus bairros.

O corte regional só traz diferença quando é avaliada a região Sul do país. Ali, 28% se dizem muito seguros em seus bairros à noite. Nas outras regiões, o índice varia de 20% a 21%. Na amostra populacional do Datafolha, 15% dos ouvidos são sulistas.

Mulheres (53% da amostra) temem mais as ruas de suas cidades no período noturno: 45%, diante de 27% dos homens. Apenas 9% das entrevistadas se dizem muito seguras. Quando segmentados por raça, 42% dos pretos se sentem muito inseguros, contra 34% dos que se declaram brancos e 36%, de pardos.

A sensação de segurança também é maior no interior do país. Entre moradores de regiões metropolitanas, 48% se dizem muito inseguros à noite em suas cidades, número que cai a 28% em municípios interioranos.​

O Datafolha já havia feito em dezembro de 2019, um outro levantamento sobre ter medo ou não de andar nas ruas à noite, que não pode ser comparada em termos evolutivos com os dados desta pesquisa. Na época, 72% diziam temer sair após escurecer, 50% deles afirmando ter muito medo.

(Luciana Carvalho, estagiária, sob supervisão de Keila Ferreira, Coordenadora do Núcleo de Política.)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL