Discord: aplicativo vira ferramenta para violência sexual contra adolescentes

Criminosos usam da chantagem para propor desafios violentos envolvendo mutilação e humilhação das vítimas

Carolina Mota
fonte

O Discord, aplicativo de mensagens por texto e voz gratuito, comumente usado em jogos online, virou alvo de uma investigação feita pela Polícia Federal por estar sendo usado como meio para crimes virtuais de violência sexual contra adolescentes.

Segundo o delegado responsável pela operação realizada na última sexta-feira (23), Fábio Lopes, os criminosos usam da chantagem com a vítima para que elas cumpram com desafios que envolvem situações humilhantes e até automutilações. “Eles são sádicos, misóginos, eles têm um asco, um avesso por mulheres”, afirma o delegado.

VEJA MAIS

image Vídeo íntimo vazado na web: veja o que fazer; crime afetou neta da Gretchen e Natália do BBB 22
A equipe da sister se pronunciou sobre o caso e pediu ajuda para identificar quem expôs as imagens

image Ex-A Fazenda, Bia Miranda tem vídeo íntimo vazado na web; compartilhamento é crime
A jovem era menor de idade na época em que o vídeo foi gravado; crime pode ser enquadrado na lei Carolina Dieckmann, onde reprodução e compartilhamento também são considerados crimes

Como os criminosos agem?

 

De acordo com informações da investigação, os autores, que são homens mais velhos em sua maioria, se aproximam de meninas adolescentes com perfis de insegurança e problemas emocionais para conquistar a confiança delas. Com isso, eles pedem fotos íntimas (nudes) e passam a ameaçar com a divulgação das imagens caso elas não realizem os desafios propostos, que normalmente são pedidos.

No computador de um criminoso, preso desde abril deste ano, foi encontrada uma coleção de imagens denominada “back up das vagabundas estupráveis”, com pastas com nome de dezenas de meninas. Ele admitiu que pedia para que as garotas se mutilassem.

Investigação

 

O Ministério Público de São Paulo, em apoio à PF, passou a investigar também a plataforma por agir com descaso em relação às denúncias. A Discord está em processo de responsabilização também pela falta de segurança da rede.

O que diz o Discord

Em pronunciamento, a plataforma afirmou que o uso do aplicativo para fins criminosos faz parte de um percentual baixo.

"A vasta maioria das interações de brasileiros usando Discord são positivas e saudáveis. Nós somos proativos e investigamos grupos que podem estar envolvidos em ameaças a crianças e trabalhamos para tirar esses agentes ruins da plataforma”.

Na descrição das informações para download do aplicativo na versão para celular, há a informação de que a plataforma é destinada para o público maior de 18 anos.

*Carolina Mota, estagiária sob supervisão de Heloá Canali, coordenadora de Oliberal.com

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL