Dia da Gentileza: conheça José Datrino, que largou tudo para se tornar o Profeta Gentileza

Responsável pela comemoração do Dia Nacional da Gentileza, José Datrino pintou mais de 50 pilastras no Viaduto do Gasômetro com mensagens de amor, respeito, integração com a natureza e crítica ao dinheiro

Gabriel Mansur

Você sabe por que no dia 29 de maio se comemora o Dia Nacional da Gentileza? Foi nessa data, em 1996, que faleceu José Datrino, o profeta Gentileza, um pregador urbano responsável pela frase “gentileza gera gentileza”, conhecido por suscitar o amor, a paz e o respeito pela natureza nas ruas do Rio de Janeiro, tendo pintado as 56 pilastras do Viaduto do Gasômetro na mesma cidade.

VEJA MAIS

image Dia da Gentileza: motoristas de aplicativo revelam 10 dicas para passageiros terem 5 estrelas
No dia 29 de maio é comemorado o Dia da Gentileza; existem diversas práticas que podem mudar seu dia e dos outros, nas corridas de aplicativo não é diferente

Quem foi José Datrino?

Nascido em 1917, José Datrino é natural de Cafelândia, município do estado de São Paulo. Quando criança, já trabalhava puxando carroça e vendendo lenha. José vivia ao lado de 9 irmãos e teve uma infância dura. Adulto, viveu no Rio de Janeiro, onde formou sua família e montou sua transportadora, atividade que exercia até que numa noite, recebeu uma mensagem em um sonho.

Após receber a mensagem, José abandonou sua vida pregressa e montou uma horta e plantou um jardim no local onde morreram 500 pessoas após um incêndio no Gran Circo Norte-Americano, e viveu quatro anos no local. Desde então, José passou a compartilhar pensamentos e recebeu o apelido de profeta Gentileza.

O profeta Gentileza acreditava que andando pela cidade levando palavras de carinho, ajudaria as pessoas. Vestia uma túnica branca, carregava flores e uma placa com diversas frases pintadas, como a mais conhecida “Gentileza gera gentileza”. Nos anos 80, o profeta Gentileza pintou 56 pilastras no Viaduto do Gasômetro, com frases que pediam maior integração com a natureza, amor e respeito ao próximo e críticas ao dinheiro. 

image Mural 5 no Viaduto do Gasômetro pintado pelo profeta Gentileza (Reprodução/Diário do Rio)

Lembrando de sua infância, quando amansava burros para amarrar na carroça, o profeta dizia que agora amansava os burros da nação que não conseguiam olhar o mundo com amor. Em uma entrevista para a Agência Brasil, o profeta dizia “há muitos anos, eu passo mensagens nas pilastras, mensagens nas passarelas, tudo por amor”. 

image Mural pintado pelo profeta Gentileza no Viaduto do Gasômetro (Reprodução/Diário do Rio)

O legado do Profeta Gentileza

José Datrino faleceu no dia 29 de maio de 1996. Além de ter sido definido o Dia Nacional da Gentileza na data, o profeta deixou outros legados. Suas pinturas continuam nas pilastras do Viaduto do Gasômetro. Em 1999, a prefeitura da capital na época chegou a pintar por cima de suas obras, mas a revolta foi tanta, que obras de restauro foram feitas para recuperar as pinturas de Gentileza. No início dos anos 2000, os murais foram tombados como patrimônio da cidade.

Marisa Monte escreveu uma música sobre a ocasião, chamada “Gentileza”, e que foi lançada em 2000. Na música, Marisa canta: “apagaram tudo, pintaram tudo de cinza, a palavra no muro ficou coberta de tinta” e cita José Datrino em “‘amor’ palavra que liberta, já dizia o profeta”. Confira o videoclipe da canção:

As ações do profeta Gentileza nunca foram tão necessárias como atualmente no Brasil, principalmente no Rio de Janeiro, onde na última semana morreram mais de 20 pessoas em um confronto entre a polícia e traficantes na Vila Cruzeiro. É importante lembrar diariamente dos ensinamentos do profeta, que deixou pintadas nos muros seus ensinamentos.

(Estagiário Gabriel Mansur, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL