CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Dezenas de arraias são encontradas mortas em praia; causa ainda é desconhecida

Apesar de não haver marcas aparentes nos animais, acredita-se que as arraias tenham sido pegas em uma rede por engano e descartadas no local para evitar o flagrante no desembarque

Rayanne Bulhões

Uma praia na Ilha do Fundão, Zona Norte do Rio de Janeiro, foi palco de uma tragédia ambiental nesta terça-feira (11). Um cardume de arraias da espécie Ticonha, ameaçada de extinção, foi encontrado morto na areia da Baía de Guanabara. Embora a causa da morte ainda não tenha sido confirmada, especialistas apontam que a pescaria de arrasto é uma das principais causas prováveis.

O episódio foi registrado, em vídeo, por pescadores locais. Apesar de não haver marcas aparentes nos animais, o autor do livro "Raias da Guanabara" e diretor do Instituto Mar Urbano, Ricardo Gomes, acredita que elas tenham sido pegas em uma rede por engano e descartadas no local para evitar o flagrante no desembarque. 

VEJA MAIS 

image Flagrante em praia de Salinas renova alerta para cuidados com arraias
Especialista orienta o que fazer em caso de flagrante de animais aquáticos nas praias

image Pescado fica mais caro em Belém; altas em março chegaram a quase 14%
As espécies que tiveram os maiores reajustes foram arraia, peixe-serra e xaréu

image Aprenda a fazer uma Moqueca de Arraia e inove no almoço de hoje
Essa receita é uma ótima opção para quem quer uma refeição diferente e deliciosa

Segundo Ricardo, em entrevista para O Globo, a baixa taxa reprodutiva das raias e tubarões, somada ao longo tempo de gestação, torna a ameaça de extinção dessa espécie até 15 vezes maior do que a de outros animais que vivem na Baía de Guanabara. Além disso, muitas das raias encontradas estavam grávidas, o que agrava ainda mais a situação.

Apesar da tristeza do ocorrido, o Instituto Mar Urbano destaca que a baía apresenta um aumento na biodiversidade de peixes, com algumas espécies voltando à região após anos de ausência. Ainda é cedo para afirmar, mas Ricardo acredita que essa mudança possa estar relacionada a uma melhoria na qualidade da água.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL