CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Compra da Garoto pela Nestlé é autorizada pelo Cade após 20 anos, mas com restrições

A operação começou em 2002 e foi suspensa em 2004. A autorização da compra deverá respeitar alguns "remédios comportamentais" para evitar desequilíbrio no mercado

O Liberal
fonte

Após 20 anos, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, com algumas restrições e medidas preventivas, a compra da marca de chocolates Garoto pela Nestlé do Brasil. O órgão julga eventos e fenômenos de concentração de mercado. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (7) e levou em conta que a concorrência aumentou no mercado nacional, tornando a aquisição menos prejudicial à ampla concorrência do mercado de chocolates no país.

A operação começou ainda em 2002 e foi paralisada em 2004. A decisão só ocorreu devido à celebração de um Acordo em Controle de Concentrações (ACC). Nesse acordo, constam os chamados "remédios comportamentais", que são medidas preventivas e algumas restrições para preservar a concorrência no mercado brasileiro de chocolates. À época, a compra iria representar uma concentração de mais de 58% do mercado nacional.

VEJA MAIS

image Golpe do chocolate: saiba como criminosos estão usando a páscoa para tirar dinheiro das vítimas
Criminosos estão usando nomes de grandes marcas como Cacau Show, Kopenhagen e Nestlé para enganar as vítimas

[[(standard.Article) Nestlé investe R$ 300 milhões e lança cafés Starbucks no varejo]]

[[(standard.Article) Nestlé lança hambúrguer à base de vegetais em oito países da Europa]]

“Considerando o histórico de mais de 20 anos desse caso e a existência de um novo marco legal do antitruste no país, a negociação entre Cade e Nestlé resultou em um acordo com medidas que se mostram proporcionais e suficientes para mitigar impactos concorrenciais no cenário atual e garantir os interesses dos consumidores", disse o presidente do Cade, Alexandre Cordeiro.

Entre as medidas adotadas estão a proibição da Nestlé de adquirir ativos que representem participação de 5% ou mais do mercado total; por sete anos, a Nestlé não poderá intervir em pedidos redução, suspensão ou eliminação de impostos sobre a importação de chocolates; e por fim, a fábrica da Garoto, em Vila Velha (ES), precisa ser mantida por pelo menos sete anos.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL