Brasil não terá horário de verão pela primeira vez em 34 anos
A ausência da mudança poderá trazer dor de cabeça para usuários de celulares que atualizarem automaticamente

No próximo sábado (19) iniciaria o horário de verão, mas neste ano, os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste não precisam se programar para adiantar os relógios em uma hora. Isto porque, por decisão do presidente Jair Bolsonaro, em 2019 não haverá a mudança nos relógios. Esta é a primeira vez em 34 anos que não haverá horário de verão.
A decisão de Bolsonaro - oficializada por decreto assinado em 25 de abril - foi tomada com base em recomendação do Ministério de Minas e Energia, que apontou pouca efetividade na economia elétrica, e em pesquisas na área da saúde sobre o quanto a mudança afeta o relógio biológico das pessoas.
Atenção aos celulares
Algumas pessoas podem ter dor de cabeça com a falta do horário de verão. Isso porque alguns aparelhos podem estar esperando a mudança e adiantarem sozinhos os relógios. Caso o usuário não perceba, pode ter problemas.
Esse problema, de acordo com a Motorola, pode acontecer com aparelhos que não estão ligados à rede da operadora, que estão conectados apenas via wi-fi ou que estejam desligados e sejam religados após a virada de sábado para domingo. Sem conexão, o smartphone irá confiar em um banco de dados interno, que pode estar desatualizado.
O mesmo problema pode acontecer também em aparelhos com o iOS.
Para reverter a mudança no relógio do Android, vá em Configurações, depois em Sistema, Data e hora. Em algumas versões do Android, o caminho é apenas Configurações > Data e hora.
Depois, desative a opção Data e hora automáticas e Fuso horário automático. Acerte a data e a hora de acordo com o site timeanddate.com. Por último, selecione o fuso horário de acordo com seu local.
Em aparelhos com iOS, acesse Ajustes e entre em Geral. Toque em Data e hora e desmarque a opção Automaticamente. Depois faça os ajustes para deixar a hora correta.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA