Ataque hacker interrompe serviços de radioterapia no Instituto Nacional do Câncer

Na manhã desta terça-feira (30), equipes técnicas do Inca ainda se empenhavam na resolução do problema

O Liberal
fonte

O Instituto Nacional do Câncer (Inca), localizado no Rio de Janeiro, foi alvo de um ataque hacker, no sábado (27), que resultou na interrupção temporária dos serviços de radioterapia. Na manhã desta terça-feira (30), equipes técnicas do Inca ainda se empenhavam na resolução do problema.

Ao detectar a invasão, o Inca ativou imediatamente os programas de segurança internos. Em comunicado, a instituição explicou que a interrupção dos serviços tecnológicos foi uma medida para garantir a proteção dos dados internos, evitando danos colaterais.

VEJA MAIS

image Hacker invade rede de hospital e exige dinheiro para liberar sistema e não divulgar informações
Além dele, um ex-funcionário ajudou no crime, facilitando o acesso do suspeito aos sistemas do hospital

image PF prende hacker que teria atacado sistema do TRF3
O ataque cibernético aconteceu em janeiro de 2021. A PF informou que, nesse ataque, o criminoso pretendia alterar documentos eletrônicos para a obtenção de vantagens pessoais

"Neste momento (terça-feira), toda a equipe de tecnologia está concentrada em resolver o problema, trabalhando no processo de recuperação do ambiente e revisando todos os pontos possíveis para que o Instituto volte à sua normalidade", afirmou o instituto.

Agendamento de novas consultas é suspenso

O agendamento de novas consultas está temporariamente suspenso, mas os atendimentos já programados seguem ocorrendo normalmente, com registros manuais da evolução do paciente e prescrições feitas à mão, informou o Inca.

Apesar do impacto significativo no setor de radioterapia, suspenso temporariamente, as internações, cirurgias, quimioterapias e o funcionamento do CTI continuam normais, assegurou o Instituto Nacional do Câncer.

Vinculado ao Ministério da Saúde, o Inca, que possui quatro unidades no Rio de Janeiro, dedica-se ao tratamento abrangente de pacientes com câncer, além de desenvolver programas e iniciativas de prevenção e combate à doença.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL