Asteroide passará perto da Terra na noite desta quinta-feira (26)

Rocha espacial deve entrar no arco ocupado pelos satélites de telecomunicações mundiais

Emilly Melo
fonte

Um asteroide, do tamanho de um ônibus, vai passar perto da Terra nesta quinta-feira (26). Conhecida como 2023 BU, a rocha espacial passará rapidamente pelo extremo sul da América do Sul logo após as 21h, horário de Brasília, de hoje.

O asteroide foi captado no fim de semana passado, pelo astrônomo amador Gennadiy Borisov, que opera em Nauchnyi, na Crimeia — península que a Rússia tomou da Ucrânia em 2014.

VEJA MAIS 

image Colisão: Nave da Nasa tentará mudar trajetória de asteroide nesta segunda-feira; entenda
Esta é a primeira missão espacial de defesa planetária da Nasa, com o objetivo de treinamento para uma ameaça maior que um dia poderá atingir a Terra

image Cientista diz que é '100% certo' que asteroide colidirá com a Terra
Em entrevista para a NBC News, Danica Remy afirmou que o planeta entrará na rota de colisão com corpo rochoso

image Missão espacial chinesa desvenda segredos do lado oculto da Lua
Com recentes descobertas, especula-se que a origem da Lua esteja relacionada com a colisão da Terra com um corpo celeste

Os astrônomos acreditam que ele não vai atingir o planeta, apesar de entrar no arco ocupado pelos satélites de telecomunicações mundiais. Mesmo que o 2023 BU estivesse em rota de colisão direta com a Terra, seria difícil causar muitos danos, pois a rocha possui o tamanho estimado de 3,5m a 8,5m de diâmetro, além de que, provavelmente, se desintegraria no alto da atmosfera.

Em 2013, o famoso meteoro Chelyabinsk entrou na atmosfera da Terra sobre o sul da Rússia. O objeto tinha aproximadamente 20 metros de diâmetro e produziu uma onda de choque que quebrou janelas na superfície da Terra.

Cientistas da Nasa, a agência espacial americana, dizem que a órbita do 2023 BU ao redor do Sol será modificada por sua passagem pela Terra.

A gravidade do nosso planeta vai atraí-lo e ajustar sua trajetória pelo espaço.

"Antes de encontrar a Terra, a órbita do asteroide ao redor do Sol era praticamente circular, o que corresponde aproximadamente à órbita da Terra, levando 359 dias para completar sua órbita ao redor do Sol", informou a agência em comunicado.

(*Emilly Melo, estagiária, sob supervisão de Hamilton Braga, coordenador do Núcleo de Política)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL