Anvisa alerta para sintomas pós-vacinação; confira
Os Estados Unidos relataram a ocorrência de casos de miocardite e de pericardite após a vacinação com a Pfizer, mas OMS ressalta que casos são pequenos e leves
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou um alerta, em suas redes sociais, informando que os Estados Unidos relataram a ocorrência de casos de miocardite e de pericardite (inflamações no coração) após a vacinação contra Covid-19 com imunizantes de RNA mensageiro, como o da Pfizer. Segundo o órgão, o objetivo do comunicado é prestar orientações e manter a transparência. "A recomendação é de continuidade da imunização, uma vez que os benefícios superam os riscos", ressalta a Anvisa.
Os vacinados com o imunizante da Pfizer devem procurar atendimento médico imediato se tiverem sintomas como dor no peito, falta de ar e palpitações, conforme orientação da agência. Além disso, profissionais de saúde e cidadãos devem notificar casos suspeitos imediatamente ao órgão.
Especialistas do Comitê Assessor Global de Segurança das Vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS) ressaltam que os casos registrados são muito pequenos, representando 40,6 por casa 1 milhão de homens de 12 a 29 anos vacinados. Os números são ainda menores entre mulheres (4,2 por 1 milhão), e maiores de 30 anos (2,5 por milhão).
Segundo informações do UOL, os sintomas também têm sido leves e os pacientes responderam bem ao tratamento. "Os benefícios das vacinas de RNA mensageiro compensam os riscos, ao reduzir as hospitalizações e as mortes de pessoas infectadas por essa doença", aponta comunicado da OMS.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA