MENU

BUSCA

Governo federal pedirá a 4 estados a proibição de fogo em áreas rurais; Pará é um deles

Queima controlada, prática comum em atividades agrícolas e um dos fatores que contribuem para as queimadas, ainda é utilizada no Pará, Amapá, Roraima e Rondônia

Conteúdo Estadão

O governo federal irá enviar ofícios a quatro estados que ainda não implementaram a proibição do uso de fogo em áreas rurais. A queima controlada é uma prática comum em atividades agrícolas e tem sido identificada como um dos fatores que contribuem para as queimadas no Pantanal e na Amazônia.

Nesta quarta-feira (21/8), representantes do governo federal se reuniram com governadores do Consórcio da Amazônia Legal para discutir os incêndios na região.

VEJA MAIS

Fumaça de queimadas na Amazônia atinge 10 estados; bioma teve mais de 43 mil focos de fogo nesse ano
Focos de calor na Amazônia em 2024 cresceram 83%, quando comparados com dados de 2023, segundo o BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)

Brasil deve aumentar a proteção de florestas para bater metas internacionais, declaram cientistas
Saiba maios sobre estudo “Desafios para reduzir emissões de carbono da mudança de uso e cobertura do solo no Brasil” e que alertas ele apresenta!

Nova onda de calor atingirá o Pará nos próximos dias, com temperaturas de até 42ºC
O fenômeno, que terá início no domingo (18), deve se estender até quinta-feira (22), aumentando os riscos de fogo extremo e queimadas na região

Em menos de uma semana, Marabá registra mais de 60 focos de incêndio; fumaça tem tomado a cidade
Segundo a Defesa Civil, uma das principais causas dos focos de queimada é o período de estiagem que afeta a região nesta época do ano, além das queimadas irregulares realizadas pela população

De acordo com André Lima, secretário de Controle de Desmatamento e Ordenamento Ambiental Territorial do Ministério do Meio Ambiente, os estados do Pará, Amapá, Roraima e Rondônia ainda não decretaram a proibição do uso de fogo.

“A maioria dos estados já proibiu, e os que ainda não o fizeram estamos solicitando que o façam. Novas ignições são ilegais, algumas criminosas e outras configuram irregularidades”, destacou o secretário.

Durante a reunião com os governadores, foi decidido implementar três “frentes multiagências interfederativas”, com a participação do governo federal e órgãos estaduais, para combater incêndios e prevenir novos focos. As bases serão instaladas nos 21 municípios que concentram 50% dos focos de incêndio.

“Precisamos, além de combater os incêndios, reduzir simultaneamente as novas ignições”, afirmou Lima.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, reiterou que as queimadas são causadas por ação humana. “Na Amazônia e no Pantanal não existem incêndios naturais. Qualquer incêndio é resultado da ação humana. As investigações dirão se houve intencionalidade ou se foram provocadas por práticas culturais, uso inadequado do fogo ou tentativas de manejo do fogo em períodos inadequados.”