MENU

BUSCA

Família descobre 'fábrica de mel’ gigante em teto de apartamento

A colmeia estava com mais de 40 litros de mel

Lívia Ximenes

Uma família precisou sair, temporariamente, da casa onde mora devido a uma colmeia gigante no teto. Brenda Venturini, o marido e a filha deixaram o apartamento em que vivem após a menina ter picadas constantes e abelhas saírem de tomadas. O casal estranhava a presença dos insetos, pois não possuem quintal ou árvores próximas.

VEJA MAIS

Ataque de abelhas mata homem e cachorro; mulher é internada
Embora as abelhas desempenhem um papel vital no meio ambiente, é importante saber como reagir caso se depare com um ataque ou uma colmeia

Moradora denuncia existência de colmeia e ataque de abelhas em residencial de Ananindeua
Os ataques dos insetos têm sido um problema para todos que moram no local. Inclusive, pessoas tiveram que se mudar por conta de serem constantemente picados por abelhas

Calor e o desmatamento podem explicar maior presença de abelhas na Grande Belém
Pesquisador da UFPA destaca que esse fenômeno tem ocorrido em Belém e em demais cidades do país 

A filha de Brenda é alérgica a abelhas e precisou ir ao hospital diversas vezes. Quando o marido foi olhar pelo lado de fora do apartamento, notou uma fresta. “Meu marido decidiu olhar o exterior e descobriu que bem perto do nosso apartamento tinha uma abertura por onde elas entravam e saíam", disse.


Por semanas, a família tentou tirar os insetos do local, com ajuda de bombeiros e apicultores. Entretanto, o problema ficou mais grave quando um vizinho, que também sofria com as abelhas, fechou o buraco de entrada e saída dos insetos. Segundo Brenda, as abelhas começaram a passar por lâmpadas, tomadas e outros pequenos orifícios da residência.

Novamente, a família chamou um apicultor, que descobriu a colmeia gigante no teto. Para retirar, foi necessário quebrar a área. “Quando eu vi o tamanho, fiquei muito surpresa. Na minha ideia, teria apenas uma colmeia pequena, coisa simples. A primeira vez que eu vi a extensão e a quantidade de mel e de abelha foi algo surpreendente e assustador”, contou Brenda.

O apicultor aplicou fumaça própria para acalmar e recolher as abelhas, direcionadas a um criadouro. A ação durou dias e, quando a família retornou, um novo problema surgiu: mau cheiro. O odor vinha dos quartos e, ao abrir uma parede, notaram que havia milhares de abelhas mortas. A estrutura foi limpa e Brenda, o marido e a filha voltaram ao apartamento.

No local, havia cerca de 40 litros de mel, o que equivale a, aproximadamente, 54 quilos. "Foi assustador, mas uma coisa muito linda da natureza também. Nunca tinha visto isso”, falou Brenda.