MENU

BUSCA

CFM pode impedir o registro de 13 mil alunos por nota no Enamed; entenda o caso

O Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) avalia a qualidade dos cursos de Medicina e, conforme notas, 30% estão fora da faixa satisfatória

Lívia Ximenes

O Conselho Federal de Medicina (CFM) analisa a possibilidade de impedir que 13 mil acadêmicos do último semestre consigam o registro profissional. Para o órgão, aqueles que não atingirem a nota mínima no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) não devem atuar como médicos. A prova, aplicada anualmente, avalia o desempenho dos alunos de Medicina e 30% dos 351 cursos observados estão fora da faixa satisfatória.

VEJA MAIS

Camilo diz que Enamed foi 'positivo', apesar de 1/3 dos cursos de medicina serem mal avaliados

Enamed: no Pará, 66,7% dos cursos de Medicina têm desempenho satisfatório
Os resultados foram apresentados pelo Ministério da Educação nesta segunda-feira (19)

MEC vai suspender vestibular de cursos de medicina que tenham nota baixa em novo exame
Baixos resultados podem resultar em impedimento de ampliação de vagas, suspensão de contratos do Financiamento Estudantil (Fies), entre outras medidas

A avaliação mostrou que três entre 10 alunos que estão prestes a concluírem a faculdade não obtiveram a nota mínima, conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do Enamed. Para o CFM, isso é um alerta sobre a qualidade da formação e oferece risco à população. “Já encaminhamos para o jurídico uma proposta de resolução para que esses alunos prestes a se formarem e que tiveram o desempenho 1 e 2 não consigam o registro. Eu acho que é muito tenebroso colocar pessoas que não têm qualificação para atender”, disse o presidente do Conselho Federal de Medicina, José Hiran Gallo.

Sem o registro profissional, os médicos são impedidos de atender. O CFM solicitou ao Ministério da Educação os dados detalhados de todos os alunos, para garantir acesso aos nomes e desempenhos individuais.