MENU

BUSCA

Anvisa manda recolher chocolate de marca famosa; saiba mais

A medida foi adotada após a própria fabricante comunicar o recolhimento voluntário do lote

O Liberal

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de um lote do chocolate Laka, fabricado pela Mondelez, após a identificação de erro na embalagem do produto. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (22).

VEJA MAIS 

Vinho mais barato e chocolate europeu no Brasil: veja o que pode mudar com acordo Mercosul-UE
Nessa sexta-feira (9), países europeus aprovaram o novo tratado de maneira provisória. A expectativa é que tudo seja formalizado até segunda-feira (12), com assinatura da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen

Alta do chocolate pressiona lojas de Belém, mas fidelidade mantém vendas em alta
Dados do IPCA/IBGE mostram que, em outubro, a alta foi de 4,41% em relação a setembro. No acumulado de 2025, o aumento chega a 17,45%, enquanto nos últimos 12 meses a variação alcança 22,83%

Segundo a Anvisa, o lote CC28525493 apresentou falha no processo de rotulagem. Em vez do chocolate branco tradicional, foi embalado um produto com biscoito, comercializado com a embalagem do Laka comum. Com isso, informações essenciais deixaram de constar no rótulo, entre elas a presença de trigo.

A ausência do alerta pode representar risco à saúde de consumidores com alergia ou intolerância ao ingrediente. Inicialmente, a Anvisa mencionou a presença de glúten no produto, mas a empresa esclareceu posteriormente que o ingrediente correto é o trigo.

A medida foi adotada após a própria fabricante comunicar o recolhimento voluntário do lote. Em nota citada pela agência, foi informado que “o produto rotulado como Laka continha, em seu interior, o produto Laka Oreo, o que torna incorreta a lista de ingredientes apresentada no rótulo”.

Palavras-chave