Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Amapá confirma quatro casos de doença de urina preta após consumo de pescado do Pará

Outros dois casos estão em investigação

O Liberal

Exames realizados em quatro pacientes que estão internados no Amapá confirmaram que eles estão com a síndrome de Haff, popularmente conhecida como doença da urina preta. Outro dois casos estão sendo investigados, segundo informações divulgadas pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) do Estado. Os pacientes confirmados com a doença haviam ingerido pacu, no município de Santana, a 17 quilômetros de Macapá, capital amapaense, mas o pescado foi identificado como de origem de Santarém, no Pará. A notícia foi publicada pelo G1 Amapá. 

VEJA MAIS

UFPA traz orientações sobre consumo de peixes e urina preta A doença da urina preta ainda requer estudos e análises de casos suspeitos. A UFPA se une à força-tarefa para pesquisar a doença

Prefeitura de Benevides anuncia auxílio de R$ 2 mil para peixeiros  O credenciamento será feito até o dia 7 de novembro.

Veja espécies que já tiveram registro de repassar a 'Doença da Urina Preta':

Essa é a primeira vez que a doença é registrada em pacientes no Amapá. "Todos os casos consumiram o pacu, todos desenvolveram os mesmos sintomas. Foram feitos os fechamentos dos diagnósticos clínicos através de infectologistas e todos passaram por exame laboratorial que detecta o quantitativo de toxinas na circulação sanguínea. Os indicadores confirmam que de fato nós temos 4 casos", informou o superintendente da SVS, Dorinaldo Malafaia.

Sobe para 17 o número de casos suspeitos de síndrome de Haff no Pará De acordo com a Sespa, os casos suspeitos foram registrados em Belém (02), Santarém (09), Jututi (03), Trairão (01), e Almeirim (02)

VÍDEO: Ribeirinhos contam como as suspeitas de casos afetam a vida O rio, que antes era fonte de renda, agora traz o peixe apenas para consumo

As quatro pessoas que foram confirmadas com a doença estão internadas no Hospital Estadual de Santana (HES), entre elas um casal que reside no município de Afuá e que comprou o pescado em Santana.

Brasil
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL