Açaí fora do Pará? Tecnologia ajuda a expandir a produção para outras regiões do país

Zoneamento agrícola permite expandir o plantio para outras regiões do país e assim acompanhar o avanço da demanda

O Liberal
fonte

O Ministério da Agricultura oficializou a adoção de uma ferramenta que permite que o açaí seja cultivado a partir de um sistema de produção irrigado, o que ajudaria na expansão do cultivo do açaí para outras regiões do Brasil. Com o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), os produtores receberão instruções para acompanhar o avanço da demanda do produto.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) afirmou que este é o primeiro zoneamento para o açaí e considera os níveis de risco climático para o desenvolvimento da cultura nas diferentes regiões, de 20%, 30% e 40%.

VEJA MAIS

image Café de açaí: Adepará e produtores de grão discutem a regulamentação do produto
Após reunião no dia 19 de março, fábricas serão liberadas e terão seis meses para alcançar o padrão exigido, diz presidente da Associação Brasileira das Indústrias Produtoras de Café de Açaí (Abica)

image Biofertilizantes de caroço de açaí são produtos de projeto da Escola Vilhena Alves em Belém
Escola desenvolve uma incubadora de produtos e serviços voltados para bioeconomia

O plantio irrigado de açaí apresenta risco de 20% na maior parte do Brasil, com totalidade das regiões Norte e Nordeste, maior parte do Centro-Oeste e uma parte do Sudeste — no norte de Minas Gerais e Espírito Santo — que apresentam condições de temperatura, umidade, ocorrência de chuvas e tipos de solo que permitem o cultivo da palmeira amazônica com irrigação.

“O zoneamento tem o objetivo de quantificar os riscos relacionados aos problemas climáticos e permite ao produtor identificar as melhores regiões para produção e as épocas para plantio das mudas, levando em conta o clima, a cultura e os diferentes tipos de solos”, afirma o meteorologista Alailson Santiago, pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental.

O modelo de zoneamento considera os elementos que influenciam diretamente no desenvolvimento da produção agrícola, como a temperatura, a ocorrência de chuvas, umidade relativa do ar, água disponível nos solos, necessidade hídrica da cultura e parâmetros geográficos, como altitude, latitude e longitude.

As características de solo e clima de todas as regiões do Brasil também foram analisadas para cada fase de desenvolvimento da planta, desde o plantio até a colheita.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL