CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

X Fórum Social Pan-Amazônico será realizado em Belém em julho

A capital paraense sediará o evento internacional pela terceira vez

Laís Santana

Nos dias 28 a 31 de julho, Belém sediará a 10ª edição do Fórum Social Pan-Amazônico (Fospa), evento que reuni lideranças dos povos originários e tradicionais, representantes de movimentos sociais, ambientalistas, professores, cientistas e autoridades com objetivo de debater e apresentar políticas em defesa da Amazônia. Esta será a terceira vez que a capital paraense recebe o evento, que ocorrerá no campus do Guamá da Universidade Federal do Pará (UFPA)

Também participam do encontro representantes dos nove países da Pan-Amazônia: Brasil, Guiana Francesa, Suriname, guiana, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, além de países da Europa e Ásia. 

O Fórum Social Pan-Amazônico coloca Belém na rota de importantes eventos internacionais e contribui para aquecer a economia local, através do fluxo de turistas, movimentando pequenos empreendedores de diversos segmentos, desde alimentação  à comercialização de produtos regionais. 

A organização do evento começou a ser feita ainda em 2021, com a realização da Jornada de Gratidão aos Povos Negros e o Encontro dos Saberes Amazônia e Mudanças Climáticas, que resultou na participação de diversos movimentos, cientistas e autoridades na 26ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP-26, realizada em Glasgow, na Escócia. 

De acordo com Luiz Arnaldo, membro do comitê organizador do Fospa e Coordenador das Relações Internacionais da Prefeitura de Belém, as atividades do Fospa, com diversas lideranças da Amazônia,  vão culminar em apresentação de propostas para solucionar problemas da região. "Há uma preocupação grande nesse Fórum da gente ir além dos diagnósticos e apresentar propostas e dizer o que vamos fazer", afirma. 

O coordenador ressaltou que o Fospa será um dos eventos mais representativos da história, pois vai reunir diversos movimentos e instituições, entre elas destacam-se: Coordenadora das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica; Articulação dos Povos Indígenas do Brasil; Conselho Nacional dos Quilombolas; Assembleia Mundial pela Amazônia; Rede Eclesial Pan-Amazônica; Tribunal Internacional pelos Direitos da Natureza; Internacional Progressista; Amazon’s Watch; Amazon’s River; Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); Centro de Estudo e Defesa do Negro (Cedenpa), Movimento Xingu Vivo; Justiça nos Trilhos; Confederação das Reservas Extrativistas Costeiras e Marinhas, Conselho Nacional dos Seringueiros e entre outros.

Programação 

A programação dos quatro dias de evento já está sendo elaborada pela organização. A princípio, está prevista para o dia 28 de julho a realização da Marcha de Abertura, com saída da Praça da República até o Mercado de São Brás.

A prévia da programação indica, também, alguns temas que serão abordados em formatos de oficina, palestra e conferência nas Casas de Saberes, distribuídos no prédio da UFPA, onde serão discutidos: Defesa dos Territórios e dos Direitos Humanos na Pan-Amazônia I (Indígenas, quilombolas, camponeses); Defesa dos Territórios e dos Direitos Humanos na Pan-Amazônia ll (Comunidades Tradicionais e Periferias urbanas); Povos Indígenas na Pan-Amazônia; Desafios e Futuro, Resistência e Afirmação Negra na Pan-Amazônia; Periferias Urbanas - Lutando por Direitos e Afirmando a Vida.  Enfrentando o Fascismo e o Fundamentalismo; A Luta contra o Patriarcado (Avanços e Desafios); Rios Amazônicos; Pela Vida, Enfrentando Barragens e Mineração, entre outros.

Nos dias 11 e 13 de fevereiro o comitê organizador vai realizar a primeira reunião para detalhar as atividades que serão desenvolvidas. No final de fevereiro, o comitê passa a contar com a Casa Pan-Amazônica, o espaço vai reunir todos membros organizadores do evento para decisões sobre programação, estrutura e logística.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM