Verão 2023: saiba a importância do check-up e quais exames fazer durante as férias
Procedimentos específicos podem ajudar no mapeamento dessas doenças, sendo uma forma de garantir maior qualidade de vida, como apontam especialistas

Enquanto muitos aproveitam as férias para se divertir durante o mês de julho, para outras pessoas é a oportunidade ideal para cuidar da saúde e colocar os exames médicos em dia. Especialistas reforçam a importância da regularidade de realizar os “check-ups” como forma de detectar possíveis doenças a partir do diagnóstico precoce. Para isso, existem procedimentos específicos que podem ajudar no mapeamento dessas doenças, sendo uma forma de garantir maior qualidade de vida.
O check-up de exames é uma forma utilizada pelo médico para detectar alterações significativas no paciente, mesmo quando não há manifestações clínicas evidentes em alguns casos, como explica o especialista em clínica médica William Costa. “Sendo assim, é bom que antes de viajar para as férias, o indivíduo faça alguns exames, para tentar identificar alguma alteração significativa que possa ser preocupante e busque atendimento médico adequado”, afirma o médico.
“Os exames mais comuns e rotineiros que podemos indicar para a população em geral são exames de sangue simples, tais como: hemograma, ureia, creatinina, sódio, potássio, colesterol total e frações, triglicerídeos e glicemia em jejum, bem como exame de urina EAS e fezes. Além de exames como eletrocardiograma e raio x de tórax. Esses exames conseguem identificar alterações mais comuns, permitindo orientações ou tratamento adequado”, complementa.
Para além das férias, o médico recomenda que o check-up seja realizado a cada seis meses, ou, no mínimo, anualmente. “Realizando rotinas de exames básicos periódicos, o check-up, podemos identificar alterações que sugiram patologias que precisem de tratamento imediato ou que deixem em alerta o paciente, para que ele siga acompanhando com o médico, para definição diagnóstica e início de tratamento precoce, evitando, assim, complicações futuras”, frisa o especialista.
Prevenção
A partir do laudo desses exames, William frisa que é possível prevenir e, até mesmo, tratar ainda mais cedo quadros como “anemia, diabetes, hipercolesterolemia, doença renal crônica, arritmias cardíacas, outros problemas cardíacos e/ou pulmonares”. “Ou ainda, auxiliando que com esses exames mais simples, seja necessário um rastreio diagnóstico mais aprofundado, para definição e tratamento da patologia identificada”, declara.
“Por ser uma bateria de exames mais simples, pode ser avaliado por um médico clínico geral ou especialista em clínica médica. Caso encontre-se alterações importantes e que demande uma avaliação ou terapia mais pormenorizada, o primeiro médico que atender irá encaminhar ao especialista necessário, como ao cardiologista, endocrinologista, nefrologista, dentre outros. Mas, a priori, um clínico geral ou um especialista em clínica médica, podem avaliar e definir o tratamento necessário”, afirma o médico.
O médico ainda detalha as recomendações para idosos e crianças: “Não é comum solicitar exames rotineiros para as crianças. Mas, caso, durante uma avaliação com o clínico geral ache necessário que sejam realizados exames, poderá ser feito, sem necessidade que sejam feitos periodicamente, nos casos simples. Já os idosos, por terem uma certa fragilidade a mais, podem seguir mais à risca o check-up semestral, caso não tenha nenhuma doença prévia já reconhecida”, finaliza.
Principais exames para serem realizado com frequência:
- Exames de sangue
- Eletrocardiograma
- Raio x do tórax
- Urina
- Fezes
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA