CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Veja como e onde doar sangue no Pará; doações têm queda de 30% no período de verão

Para fazer frente  à queda de 30% no comparecimento de doadores ao Hemopa  nesta época do ano

Eduardo Rocha

A temporada de férias registra a saída de paraenses para as áreas de praia do Estado para aproveitar as atrações do Verão do Pará. Porém, o comparecimento de doadores às unidades da Fundação Hemopa registra queda de 30%, o que gera preocupação dos profissionais de saúde em relação ao estoque de sangue para atendimento a pacientes e vítimas de acidentes. “Atualmente estamos com uma média diária de 180 coletas de sangue, quando o ideal seria de 300, em qualquer período do ano”, enfatiza  a assistente social Juciara Farias, 52, gerente de Captação de Doadores da Fundação Hemopa.

VEJA MAIS

image Junho vermelho: 30% das doações de sangue do Hemopa são para pacientes oncológicos
As transfusões de sangue são determinantes para os pacientes oncológicos e, principalmente, aqueles com câncer onco-hematológico, como leucemia e linfomas

image Junho Vermelho: hemocentros antecipam campanhas de incentivo à doação de sangue
A escolha do mês foi motivada devido o Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado no dia 14 de junho 

Por isso, para sensibilizar os cidadãos a tomar essa iniciativa de amor ao próximo, é desenvolvida uma campanha para captação de doadores. Quem também está engajada com as doações é a estudante de Técnico em Enfermagem, Vitória Miranda, 21. “Eu vim pela primeira vez, eu gostei, eu acredito que vai ajudar muitas pessoas, porque uma doação de sangue ajuda até quatro vidas”, afirmou, Vitória ressaltou que há um índice elevado de acidentes em julho, e, então, as doações de sangue ganham maior relevância.

Quem pode doar sangue?

Um doador deve ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam estar acompanhados de responsável legal) e mais de 50 kg.

Onde doar sangue?

Para doar sangue, o voluntário pode ir até uma das 11 unidades de coleta da hemorrede estadual, no Pará. Confira aqui o endereço das unidades do Hemopa e seu horário de funcionamento.

Como doar sangue?

Um doador precisa estar bem alimentado (não pode estar de jejum); dormir pelo menos 6h nas 24h anteriores à doação; não ingerir bebida alcoólica 12h antes da doação; ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres. Quem se vacinou contra a covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.

Redução nas doações em julho

Como explica Juciara Farias, do Hemopa, “em julho, período de férias escolares, a média de redução varia entre 20% a 30%, em função, na maioria das vezes, do deslocamento de pessoas para outras cidades ou estados, fazendo com que o comparecimento de voluntários nos serviços de coleta de sangue seja reduzido”. Diante disso, a Fundação Hemopa desenvolve ações estratégicas para manter o estoque de sangue regular, visando atendimento satisfatório das demandas transfusionais da rede hospitalar. Entre elas, figuram: agendamento de doação de sangue, por meio do 0800.280.8118; Caravana Solidária, que transporta pequenos grupos de doadores, em um micro ônibus do Hemopa, que apanha os voluntários e leva até o serviço de coleta de sangue, e devolve os doadores para o local de origem.

Funciona também a descentralização da coleta de sangue com a disponibilidade de duas unidades móveis de coleta de sangue. As parcerias com instituições públicas, privadas e ONG's também são fundamentais para manter estoque de sangue. Até final deste ano, o Hemopa pretende inaugurar a Unidade de Coleta de Sangue Metrópole no Shopping Metrópole, em Ananindeua.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM