CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Vacinação contra a Raiva Humana inicia em Belém nesta quarta-feira (17)

Estudantes da área da saúde e profissionais expostos à agressão de animais fazem parte do público chamado na campanha

Camila Azevedo

Estudantes da área da saúde, profissionais que foram expostos à agressão animal - como de cães e gatos - e os que exercem atividades passíveis de exposição ao vírus rábico já podem procurar pelos pontos de imunização disponibilizados na 1ª Campanha Municipal de Vacinação contra a Raiva Humana, que começou nesta quarta-feira (17), em Belém. Das 9h às 13h, a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Universidade da Amazônia (Unama), unidade da avenida Alcindo Cacela, e Faculdade Fibra, entrada pela avenida Generalíssimo Deodoro, estarão ofertando as doses. A ação é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e a primeira etapa será aplicada até 19 de agosto. A segunda está prevista para os dias 24, 25 e 26 deste mês.

A vacina é importante para prevenir casos de raiva, ainda que nenhum ser humano tenha sido identificado com o problema. Recentemente, a capital registrou dois morcegos, principais vetores da doença, diagnosticados com o vírus: um no bairro do Marco, em 30 de junho, e outro na Marambaia, em 5 de julho. Bagre e Chaves, no Marajó, contabilizaram uma série de ataques destes animais. 

image O risco de infecção pelo vírus da raiva preocupa a população de Belém (Thiago Gomes / O Liberal)

Os que lidam diariamente com o risco de contrair a doença consideram que a imunização é uma forma de garantia. A aluna de medicina veterinária Thaissa Santos, de 19 anos, tem contato direto com animais no local em que estagia e nunca passou pela situação de estar exposta ao vírus, mas procura a prevenção de todas as formas. “É importante tanto para nossa área, quanto para as outras que tratam os animais, a gente não tem certeza de todos os animais que vão com a gente na clínica, sabe que pode estar vacinado, mas não sabe se realmente funcionou, então a gente se previne e previne o animal, aí dá uma certeza maior de imunidade”, diz a jovem. 

Quem também aproveitou a campanha foi a Eduarda Gil, 19 anos. A estudante da área da saúde conta que faz parte da rotina o trato com animais durante as aulas e, por isso, aumento do risco de exposição. “Vale para todo mundo que tem animal em casa, porque querendo ou não, a gente fica exposto e principalmente a gente que faz medicina veterinária, já que todo tempo estamos com animais vivos e não sabemos se eles têm raiva ou não”, afirma. 

Serviço 

1ª Campanha Municipal de Vacinação contra a Raiva Humana

Datas: 1ª dose - 17, 18 e 19 de agosto
2ª dose - 24, 25 e 25 de agosto

Horários: 9h às 13h 

Locais: Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), R. Augusto Corrêa, nº 01, bairro Guamá
Universidade da Amazônia (Unama), campus Alcindo Cacela, Av. Alcindo Cacela, nº 287, bairro Umarizal
Faculdade Fibra, Av. Gentil Bitencourt, nº 1144, bairro Nazaré

Público-alvo: estudantes de graduação em Biologia, Medicina Veterinária e Zootecnia; biólogos, médicos veterinários e zootecnistas; e demais profissionais expostos à agressão de animais domésticos ou silvestres, como tratadores, carteiros e funcionários de pet shop, clínicas veterinárias, laboratórios, zoológicos, criadouros, abrigos de animais, entre outros.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM