Uma missão dupla em Belém: proteger a casa de Nossa Senhora do coronavírus

Aspirante a oficial do Exército falou a O Liberal sobre a emoção de limpar e descontaminar a Basílica, na última terça-feira

Dilson Pimentel
fonte

Jhonnata Brito, de 27 anos, participou de um momento especialíssimo de sua vida essa semana. Na condição de católico e militar, atuou numa dupla e importantíssima missão: a descontaminação da Basílica Santuário de Nazaré - ocorrida na terça-feira (12). As imagens que ficaram e a experiência que viveu tiveram impactos fortes: remexeram sentimentos e ressoaram em suas condições de vida, e também pelos seus mais diversos compromissos assumidos, seja com a fé, seja nos quartéis.

Brito é um devoto de Nossa Senhora de Nazaré. E também é um membro do Exército Brasileiro, lotado 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS). A descontaminação da Basílica, uma operação para livrar a casa de Nossa Senhora de Nazaré do coronavírus e dos riscos da covid-19, foi feito pelas tropas do Comando Conjunto Norte (CCN). A ação contou com mais de 30 militares do 2º BIS, do Parque Regional de Manutenção 8 (Pq R Mnt 8) e do 8º Depósito de Suprimentos (8º D Sup).

Livrai-nos do mal


As três dezenas de homens realizaram a higienização de corredores, assentos, altares, colunas e toda a estrutura da Basílica. Áreas externas, como calçadas ao redor do Santuário, pisos e escadas também passaram pela limpeza.

“Para todos nós, paraenses, católicos, a Basílica representa o nosso Santuário, a casa da nossa mãe, onde podemos prestar toda a nossa homenagem à Virgem de Nazaré”, emocionou-se o aspirante a oficial Brito, como ele é conhecido 2º BIS. “Quando remete à Basílica, lembramos do Círio, toda aquela tradição da fé que nós temos. E, sem dúvida nenhuma, participar de uma descontaminação em que o Exército brasileiro está atuando em alguns órgãos e instalações, nesse caso, foi muito especial. É uma sensação de garantir que a casa da nossa mãe vai continuar protegida”.

“Para todos nós a Basílica representa nosso Santuário, a casa da nossa mãe, onde podemos prestar toda a nossa homenagem à Virgem de Nazaré”, emocionou-se o aspirante a oficial Brito, como ele é conhecido 2º BIS. “Na Basílica lembramos do Círio, de toda aquela tradição da fé que nós temos. E, sem dúvida nenhuma, participar de uma descontaminação, nesse caso, foi muito especial. É uma sensação de garantir que a casa da nossa mãe vai continuar protegida”

 

Para retribuir o carinho


O aspirante Brito lembra que a fé nos ajuda a entender mistérios. E um deles é como Nossa Senhora intercede por nós, perante a Deus, protegendo seus devotos. "E isso seria mais ou menos uma forma de retribuir todo esse carinho, nesse momento tão difícil que a sociedade passa. Para mim, sendo paraense e militar, foi muito importante participar [dessa operação], já que, por causa da pandemia, estamos tanto tempo longe dos templos, das igrejas, da Basílica. Poder ir lá e participar de forma direta foi muito marcante”.

O aspirante a oficial também destacou a importância do Exército brasileiro para a sociedade. “Todos os anos, apoiamos o Círio de Nazaré e sempre lembrando da fé das pessoas, da fé da população paraense. Esse momento foi muito importante por isso também. Me senti privilegiado de fazer parte dessa operação. Uma honra muito grande adentrar a casa de nossa mãe nesse momento tão difícil”, resumiu Brito.

image Bancos, altar e outros locais foram descontaminados (Ascom Exército Brasileiro)

“Todos os anos apoiamos [o Exército] o Círio de Nazaré, e sempre lembrando da fé das pessoas, da população paraense. Esse momento foi muito importante por isso também. Me senti privilegiado de fazer parte dessa operação. Uma honra muito grande adentrar a casa de nossa mãe nesse momento tão difícil”, resumiu o aspirante Brito

 

Fé continua no isolamento


Sempre que podia, antes da pandemia, o militar acompanhava a Trasladação e o Círio de Nazaré. Nas duas procissões, ele entrega água para os devotos. “Morei muito tempo em outro estado e vinha para Belém somente em alguns períodos do ano. E, sempre que possível, vinha no período do Círio”, afirmou.

A Basílica Santuário de Nazaré é uma das igrejas mais tradicionais de Belém, apresentando o estilo neoclássico que abriga uma grande quantidade de mármore e peças religiosas e arquitetônicas desde sua construção em 1909. Um dos palcos do Círio de Nazaré, o local vê milhares de fiéis, turistas e romeiros de todas as partes do Brasil e do mundo prestigiando a festividade que ocorre todo ano. 

image Descontaminação da Basílica ocorreu nesta terça (Ascom Exército Brasileiro)

"Para mim, sendo paraense, católico e militar, foi muito importante participar [dessa operação], já que, por causa da pandemia, estamos tanto tempo longe dos templos, das igrejas, da Basílica. Poder ir lá e participar de forma direta foi muito marcante”

Desde março, o CCN tem atuado em diversas frentes com ações a fim de mitigar o contágio do coronavírus, com trabalho preventivo, pulverizou as áreas da igreja com cuidados sanitários e equipe capacitada em defesa, química, biológica, radiológica e nuclear utilizando produtos químicos sem causar danos as estruturas do local. Ainda na área externa, o uso de cisterna com água, sabão e hipoclorito de sódio. 

A arquidiocese de Belém realiza celebrações diversas e conta com um grande volume de católicos que frequentam a casa de Nossa Senhora. Visando resguardar a população do contágio da covid-19 e o futuro retorno das atividades, o CCN informou que não mede esforços em prestar apoio ao santuário da padroeira dos militares da Amazônia Oriental.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM