Turistas elogiam culinária paraense e exaltam a hospitalidade dos belenenses

Muitas pessoas de vários estados do Brasil e de outros países estão na capital paraense por causa da COP 30

Bruno Roberto | Especial para O Liberal

Por conta da COP 30, a capital paraense está recebendo turistas do mundo inteiro, que movimentam vários pontos, conhecendo a cultura de Belém, como o Mercado Ver-o-Peso. Apesar do calor, os visitantes de outros estados e de outros países estão empolgados com a cidade, elogiando a culinária local e exaltando a receptividade da população belenense.

A paulista Aline Prado é profissional de relações públicas e veio a Belém pela primeira vez para participar de eventos relacionados à COP 30. Ela estava visitando o Mercado Ver-o-Peso e a Estação das Docas e conta que gostou da cidade e do amor pela cultura paraense. “É uma surpresa muito positiva. Tenho gostado muito. É bastante quente, mas a natureza é bem linda. É possível sentir o orgulho da cidade pela cultura. Acho que o brasileiro tem que preservar mais isso.”

Sobre a culinária paraense, Aline relata que tomou o açaí com as farinhas da região e se surpreendeu com o sabor. “Provei o açaí natural, que nós ouvíamos dizer que era salgado, mas não é. Provei com farinha d’água e com a de tapioca. Eu adorei. Preferi sem açúcar.”

No caso da gerente de eventos Débora Hanna Storch, que veio de São Paulo para Belém pela primeira vez, a hospitalidade da população belenense foi o que mais chamou a sua atenção. Além disso, a comida e o tempero também foram outros destaques. “Comemos um peixe com arroz de jambu e castanhas, camarão, açaí. Só falta provar o sorvete da Cairu”, comenta Débora, que gostou muito da cidade.

turistas cop 30

Além de brasileiros de outros estados, Belém também recebe muitas pessoas de outros países, como Timothée Macé Dubois, francês que está em Belém por conta da COP 30. Ele conta que está muito animado de estar na Amazônia pela primeira vez. “É maravilhoso. Minha primeira vez na Amazônia e é incrível ter este grande evento sobre o clima bem na porta de entrada da Amazônia. Eu amei as pessoas e a comida.”

A professora Sonia Couto, de São Paulo, já veio para Belém outras vezes, mas ressaltou a organização da cidade para a COP 30. “Eu estou vendo uma cidade muito bem organizada, preparada mesmo para a COP. Está tudo muito bonito e envolvente, dá vontade de participar de tudo.”

Belém recebe dezenas de delegações

O alto número de turistas é resultado da COP 30. Mais de 190 delegações estão confirmadas no evento climático. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Pará (ABIH-PA), a taxa média de ocupação hoteleira na cidade chegou a 95%.

Para se preparar, Belém ampliou a capacidade de hospedagem para mais de 53 mil leitos, entre hotéis, imóveis de temporada e dois cruzeiros — MSC Seaview e Costa Diadema — que funcionam como hotéis flutuantes. Além disso, a capital paraense ainda conta com a Vila COP, que oferece 405 suítes construídas especialmente para o evento.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM