Travessia por balsa é suspensa após queda de caminhão no rio

Veículo começou a ser retirado no Porto de Trambioca

Eduardo Rocha

Ao longo desta quarta-feira (24), a travessia de veículos por balsa entre o município de Barcarena e no Distrito de Icoaraci, em Belém, foi suspensa em virtude de um caminhão tanque ter caído de uma balsa, por volta das 9 horas, e permanecer na área de embarque e desembarque no Porto de Trambioca. A previsão da Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Pará (Arcon), do Governo do Estado, é que a travessia volte a ser operacinalizada nesta quinta-feira (25).

Os trabalhos de retirada do caminhão ficaram de ser iniciados no final da tarde, por conta da espera da maré baixa. Esse procedimento foi adotado para que a operação fosse executada com segurança. 

Técnicos da Arcon apuram as causas do acidente. "Por conta disso, os serviços de travessia Barcarena/ Icoaraci estão suspensos até a retirada total do veículo, que já está sendo feita, e devem ser retomados o quanto antes", informou a Arcon durante o dia. Ninguém ficou ferido.

A Arcon reforçou, durante o dia, que "os motoristas podem se dirigir aos portos da Celte e Henvil, localizados na avenida Bernardo Sayão, que operam 24 horas com o serviço de travessia de balsas para Barcarena". A área portuária da Bernardo Sayão, em Belém, para o Porto do Arapari, em Barcarena, está normal. Outra opção de transporte é o serviço de lanchas a partir da área do Ver-o-Peso.

Ainda de acordo com a Arcon, uma equipe da Capitania dos Portos esteve no local realizando perícia e identificando os envolvidos para abertura de inquérito. "Não houve vítimas, apenas parte do caminhão caiu na água com o afastamento da balsa", disse a Agência.

Logo após o acidente, a informação que circulou em Barcarena foi de que a queda do veículo da balsa se deu em virtude de uma manobra arriscada. De acordo com testemunhas, o motorista não teria aguardado o tempo certo para embarcar na balsa.O veículo foi parcialmente submerso no rio Mucuruçá - que separa a ilha da Trambioca da Cidade de Barcarena-PA.

Belém