CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Terça começa com nevoeiro. Semana ainda terá chuvas fracas e constantes

Análise é de um meteorologista da Semas. Melhor andar com guarda-chuvas, por precaução, pois a água pode cair a qualquer momento do dia

Victor Furtado
fonte

Desde o final da tarde desta segunda-feira (6), muita gente comentou, nas redes sociais digitais, o friozinho que acometeu a Região Metropolitana de Belém. E esta terça-feira começou com um nevoeiro compondo a paisagem da área. O clima ameno continua. Mas para quem vai precisar passar o dia na rua, o ideal é levar guarda-chuvas. Pode chover a qualquer hora do dia, durante o resto da semana.

A previsão de chuvas é do meteorologista Frank Baima, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). Ele adianta que o esperado são chuvas de intensidade fraca a moderadas. No entanto, essa chuva pode se estender por várias horas. Pode parar um pouco e então retornar. É daquelas para molhar os despreparados. Falta de aviso que é bom se proteger não é.

"É uma semana marcada por chuvas, de fracas a moderadas, mas contínuas, nos três períodos: manhã, tarde e noite. As temperaturas máximas, na região metropolitana, devem ser de 31 ºC e mínimas de 24 ºC. A expectativa é de chover cerca de 70 milímetros até o final da semana, o que é relativamente pouco e dentro da média do mesmo período do ano passado. Ainda estamos sob influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) no hemisfério norte, que causa, indiretamente, essas chuvas", explica Baima.

O cálculo do volume de chuvas é feito ao medir a quantidade de chuva (altura da lâmina da água formada) que caiu numa área de 1 metro quadrado. Para isso, é usado um aparelho chamado pluviômetro. Cada milímetro de chuva equivale a 1 litro de água. Ou seja, 100 mm de chuva são 100 litros de água, o mesmo que cinco garrafões de água mineral de 20 litros.

Como a previsão de Baima é de 70 milímetros até o final da semana, o volume de chuva realmente não é tão elevado. Ainda assim, os serviços de alerta da Defesa Civil vêm avisando que as chuvas constantes podem criar inundações em áreas mais baixas de Belém. E para quem mora perto de canais, já é histórico que não é necessário chover muito para sofrer com alagamentos.

 

E o que é o nevoeiro?

Quanto ao nevoeiro desta terça, nas redes sociais digitais, novamente, não se fala em outra coisa. Muitas pessoas comparando seus municípios a cidades londrinas. Ou à cidade de Bridgton, no Maine (Estados Unidos), onde se passa o conto de terror "O Nevoeiro", de Stephen King. Os gamers e nerds não perderam a comparação com a fictícia Silent Hill, onde o nevoeiro se mistura a cinzas para o clima de terror.

É possível que ocorram outros nevoeiros nos próximos dias. As temperaturas máximas têm sido baixas, devido à nebulosidade. No início da noite, a superfície fica ainda mais fria que o normal. E isso tem levado a madrugadas mais frias e condensação da alta umidade do ar, que tem chegado a 100%. A população da RMB tem praticamente "respirado água".

Todos esses fatores levam à formação de nevoeiros, como explica o meteorologista José Raimundo Abreu, coordenador do 2º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (2º Disme / Inmet). O nevoeiro, observa, é um fenômeno que se aproxima da formação de uma nuvem que chega mais perto da superfície, gerando uma visibilidade menor num alcance de até um quilômetro.

As neblinas são diferentes, observa José Raimundo. São mais distantes e menos densas, permitindo visões num alcance superior a um quilômetro. A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informa que, dificilmente, esses fenômenos interferem com os voos chegando ou partindo do Aeroporto Internacional de Belém.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM