Sinos da Basílica Santuário completam 90 anos com homenagem a Nossa Senhora de Nazaré
Sinos serão badalados às 18h desta segunda-feira (15) em alusão à Padroeira da Amazônia

Moradores e transeuntes do centro de Belém irão presenciar um momento simbólico da fé mariana da população paraense: às 18 horas desta segunda-feira (15), os sinos da Basílica Santuário serão badalados em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, padroeira da Amazônia, na data em que esse conjunto eletrificado de instrumentos musicais (primeiro no País) completa 90 anos de funcionamento.
Todos os dias, os sinos da Basílica Santuário de Nazaré entoam o hino "Vós Sois o Lírio Mimoso" para saudar a santa. Na própria basílica, permanece a imagem original de Nossa Senhora de Nazaré encontrada pelo caboclo Plácido em 1.700. Hoje (15), os sinos tocarão o hino e um toque solene.
A coordenação da Basílica Santuário informa que, após passar por uma manutenção no ano passado, o conjunto de nove sinos ressoa em tons harmoniosos e afinação perfeita. Instalados nas torres da Basílica Santuário, os sinos foram abençoados em 15 de junho de 1930, por dom Irineu Joffily. Forjadas em bronze, as peças foram produzidas pela empresa Barigozzi, de Milão. O sino maior localiza-se na torre sul, pesa 2,8 toneladas, medindo 1,80 metro de diâmetro e cerca de 2,5 metros de altura. A eletrificação dos sinos data de 1966 e permite a execução de concertos em ré-maior.
Padroeiros
Entre as variadas características que impressionam no conjunto de sinos da Basílica Santuário, uma em particular chama a atenção: cada sino tem a imagem e o nome de um padroeiro, simbolizados em notas musicais: LÁ: São José; MI: Sagrado Coração de Jesus; RÉ: Imaculada Conceição; FÁ: São Miguel; SOL: São Gabriel; SI: São Joaquim; DÓ: Sant’Ana; RÉ: Santa Rosa de Lima e RÉ: Santa Isabel.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA