MENU

BUSCA

Sexta-feira do lockdown em Belém tem barreiras montadas e fiscalização rígida

Na João Paulo II, engarrafamento se formou no sentido de Belém. Agentes verificam veículos e motivos para circulação

Redação integrada de O Liberal

Um longo engarrafamento se formou até por volta das 10h15 na avenida João Paulo II esta sexta-feira (11), para quem procurava o corredor no sentido Ananindeua - Belém. Barreiras foram montadas por agentes do Departamento de Trânsito do Pará (Detran-PA) e do Batalhão de Policiamento Ambiental no Curió-Utinga. Carros e motos eram fiscalizados um a um. Veja:


A ação faz parte das medidas de contenção do lockdown no Pará, bloqueio de emergência que restringe a circulação de pessoas e a abertura de comércios e serviços considerados não essenciais na pandemia. Até as 10h30 desta manhã, quando a barreira foi suspensa na João Paulo II, motoristas já haviam sido multados. Alguns por desrespeito ao lockdown. Outros por problemas com os veículos, como habilitação, licenciamento e condições, que também estão sendo verificados. Porém os agentes preferiram não detalhar ainda os números da barreira. Ouça:


Os focos foram os mercados municipais dos bairros. Apesar da forte fiscalização, o movimento foi intenso mais uma vez esta sexta-feira.

"Precisamos alcançar o índice de isolamento de 70%. Por isso pedimos a todos que mudem nesse período o hábito de estarem comprando coisas a toda hora. As pessoas precisam também aprender a fazer suas compras e voltar para suas casas, e não ficar circulando. É melhor perder esses hábitos que perderem as suas vidas", resumiu a agente municipal.

Isolamento ainda longe do ideal


O Pará ficou em terceiro lugar no ranking nacional de adesão às medidas de distanciamento social temporário nesta quinta-feira (22), confirmou levantamento da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) divulgado na manhã desta sexta (22). O índice, dessa vez, foi muito baixo: de 48,6%.

O percentual está distante dos 70% que a Organização Mundial da Saúde (OMS) consideram como ideal para prevenir a circulação do coronavírus sars-cov-2.

Nos 16 municípios onde há medidas de lockdown em curso — fechamento de todas as atividades comerciais não essenciais à saúde, segurança e vida da população — a média de distanciamento social temporário foi de 48,96%. Também muito aquém da meta da OMS.     

Pará supera marca de 20 mil casos de covid-19


Segundo dados detalhados pela Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa) no portal Transparência Covid-19, mantido pelo governo do Estado, o Pará ultrapassou a barreira dos 20 mil casos confirmados de covid-19.

 

 

Em boletim divulgado na tarde desta sexta-feira (22), a Sespa confirmou que o Estado somava, até às 13h, um total de 21.469 casos e 1.939 óbitos confirmados no Pará.

O Estado soma ainda 364 casos em análise. Ao todo, 4.950 casos já foram descartados. Um total de 13.495 paraenses já foram recuperados.

Belém