Sesma compra mais 10 mil testes rápidos para covid-19 em Belém

Porém, secretaria de saúde avalia que número de casos ainda está dentro do esperado

Dilson Pimentel
fonte

A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) aguarda a chegada de um lote com 10 mil testes rápidos para a detecção da covid-19. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (27),  pelo assessor técnico da Sesma, David Rosário.

“Importante ressaltar que esse teste rápido de detecção de anticorpos é um teste recomendado posterior à fase aguda da doença. Ou seja, a partir do décimo dia, décimo segundo dia, quando já passou a fase sintomática”, afirmou David Rosário.

“Porém, ele não é um fator decisivo de diagnóstico. Ele auxilia o médico, auxilia no fechamento do caso confirmado para covid-19 associado ao quadro clínico do paciente e à situação epidemiológica. Ele não é um fator decisivo para fechamento de diagnóstico. Mas sim com avaliação médica ou do profissional que está realizando o teste”, acrescentou.

Segundo o assessor técnico da Sesma, os 10 mil testes serão disponibilizados à rede de atenção básica, atenção primária, para que sirva de apoio também para o atendimento médico dos profissionais nas unidades de saúde e até mesmo dos pronto-atendimentos. “Foi uma aquisição recente”, informou.

Mais testes serão adquiridos, diz município


David Rosário afirmou que está em fase de aquisição mais testes para a continuidade dos serviços e a testagem regular em massa da população. Ele reiterou que a Sesma já realiza a coleta de exame para diagnóstico da covid-19 desde o início da pandemia.

“Esse exame é feito pelo Lacen (Laboratório Central) e essas coletas são realizadas principalmente nas cinco UPAs, nos dois prontos-socorros e em alguns hospitais de retaguarda onde há pessoas que dão entrada com suspeita de covid”, detalhou. “Mas, prioritariamente, a população acaba encontrando esse exame disponível na rede de urgência da prefeitura. Esse exame é o RT-PCR, que é o padrão ouro para diagnóstico da doença. A coleta dele é recomendada entre o terceiro e o sétimo dia de sintomas - ou seja, a pessoa para fazer esse exame precisa estar na fase inicial da doença, na fase sintomática, e é mediante a suspeição e avaliação médica no ato da avaliação clínica”.

image Testes feitos entre trabalhadores da área comercial: novos lotes pedidos (Fábio Costa)

Sesma pede que população continue adotando cuidados 


Um hospital de retaguarda específico para covid, em Belém, é o Dom Zico. “Lá, eles fazem a coleta, mas isso quando o paciente já está lá em fase de internação”, explicou.

David Rosário acrescenta: “Como a gente não tem como definir o que é um caso de covid, em qualquer tipo de sintoma gripal, associado a uma febre, à perda de olfato e à perda de paladar, é importante que a pessoa inicie as medidas de isolamento, para evitar de proliferar a doença para outras pessoas. E iniciando com o isolamento por um período de 10 dias, como recomenda o novo protocolo do Ministério da Saúde. Também deve utilizar máscara, lavar as mãos com álcool em gel, isolar utensílios e, dentro de casa, manter distanciamento de outras pessoas que ainda não tiveram a doença, ou ainda estão  suscetíveis à contaminação. Mas, principalmente, iniciar o isolamento para evitar a transmissão da doença para outras pessoas”.

Ele pediu o apoio da população, para que ela se sensibilize, pense em sua saúde e também, na saúde do próximo. “Estamos lidando ainda com um momento de pandemia. Houve uma redução dos casos até o mês passado. A gente já ver um leve aumento que pode representar pra gente, lá na frente, uma situação mais preocupante. Neste momento, esse aumento está dentro do esperado, mas pode se tornar preocupante a partir do momento em que a população não tome esses devidos cuidados, como o uso de máscaras. A gente observa muito nas ruas pessoas que não estão utilizando os meios de controle da transmissão da doença. A gente pode até ser um portador assintomático e estar transmitindo também”.

Cenário leva em conta mês de setembro


Segundo diz a Secretaria Municipal de Saúde de Belém, o cenário da covid-19 na capital está "dentro do esperado" porque, em relação ao número de casos no mês passado, ainda não se bateu o número de casos.

"Não ultrapassamos. Como a gente tem uma linha estável de casos – uma média de 2 mi, 2.100 casos por mês –, a gente está abaixo dessa média. Por isso, está dentro do esperado de casos confirmados", diz David Rosário. 

"Agora, pode ser que até os últimos dias de outubro esse número aumente. A gente só vai saber quando fecharmos o mês de outubro – algumas semanas depois, porque ainda entram casos resultados de exames posterior ao início do mês”, acrescentou.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM