CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Sesan começa ações de educação ambiental em Belém

Objetivo é conscientizar a população sobre a importância do descarte correto de entulhos

Dilson Pimentel
fonte

Conscientizar a população sobre a importância do descarte correto do lixo domiciliar e de entulhos. Esse é o objetivo das ações de educação ambiental e fiscalização de despejo de resíduos sólidos em Belém que a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) começou na terça-feira (19).

A atividade também vai informar sobre os dias corretos da coleta na área. Além disso, questionários serão aplicados a moradores para diagnosticar problemas existentes, para que as equipes da Sesan possam realizar projetos como oficinas, palestras e atividades culturais, como política de educação ambiental.

Essa iniciativa faz parte da Ação de Limpeza Emergencial, que inclui a limpeza de áreas previamente identificadas em toda a cidade, com cerca de dois mil trabalhadores, com apoio da Guarda Municipal de Belém.

Os primeiros locais a serem visitados pela educação ambiental, na terça, foram o entorno do Conjunto Liberdade, na região do Riacho Doce, bairro da Terra Firme, e a área do canal da travessa Antônio Baena com a avenida Pedro Miranda, no bairro da Pedreira. Posteriormente, outras áreas também serão visitadas de acordo com o cronograma da área. 

Inverno terá coletas programadas de entulhos 

Coordenadora de Educação Ambiental e Fiscalização da Sesan, Odair Matos disse que o objetivo é aproximar a secretaria das comunidades e esclarecer que o cidadão é corresponsável na gestão do lixo e dos despejos de resíduos. Ela também destacou que, nesse período de chuvas intensas, será realizada uma coleta programada de entulhos em residências. 

“De acordo com o plano de saneamento básico, vamos retirar uma vez por mês até um metro cúbico de entulhos por residência. Além do planejamento feito por áreas, um canal de comunicação direto com a Sesan será disponibilizado para que a população possa solicitar o serviço”, explicou.

Em entrevista à redação integrada de O Liberal no último dia 13, o diretor de resíduos sólidos da Sesan, engenheiro Pedro Piqueira, chegou a afirmar que a Sesan já havia levantado em torno de 200 pontos críticos, em várias partes da capital. "A gente sabe que o que é fomenta muito isso é uma questão de nível social, que são os ‘carrinheiros’”. 

Carrinheiros são aqueles trabalhadores que, usando carrinho de mão e em troca de dinheiro, recolhem esses materiais descartados pelos moradores e os jogam nas vias públicas e, também, às margens dos canais.

“A gente sabe que é uma questão social, inclusive de subsistência. A Prefeitura, através da Sesan. Já está criando equipes de educação ambiental e também equipes de aplicação do Código de Posturas, para saber de que forma vai inserir esses ‘carrinheiros’ no sistema produtivo, até por ser um meio de subsistência deles”, acrescentou Piqueira.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM