CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Idosa completa 103 anos na semana do Dia das Mães e se emociona; vídeo

Mãe de 9 filhos, Lourdes Santos tem 22 netos, 23 bisnetos e 1 bisneta. O maior presente em seu 103º aniversário será a reunião dos familiares em torno da celebração

Eduardo Rocha

Uma belemense muito especial vai ganhar um Dia das Mães igualmente ímpar. Lourdes da Silva Santos, moradora da Pedreira, faz aniversário nesta segunda-feira (8), às vésperas do Dia das Mães. Mas, a família preferiu guardar as celebrações para o próximo domingo (14), quando toda a família estará reunida em torno da matriarca que completa nada menos que 103 anos. 

VEJA MAIS

image Idosa de 80 anos viraliza com dicas de beleza e conteúdo de humor nas redes sociais
No TikTok, Coracy Arantes tem mais de 5 milhões de seguidores. Quase 200 mil pessoas também acompanham seus vídeos pelas redes sociais

image Paraense de 68 anos se forma na faculdade e afirma: ‘Para realizar sonhos, não tem idade’
Maria Selma Corrêa recebeu recentemente o título de pedagoga no Campus Óbidos da Ufopa

image Reação de idosa ao ganhar festa de aniversário surpresa viraliza e sensibiliza internautas
A aniversariante do vídeo não foi identificada, mas, a maneira como ela reagiu mexeu com o coração do público na web

Nascida em Pau dos Ferros, no Rio Grande do Norte, em 8 de maio de 1920, dona Lourdes chegou a Belém a bordo de um navio, aos 23 anos. Ao chegar na capital paraense, deixando para trás uma infância e juventude muito sofridas no estado-natal, ela conheceu um trabalhador do Cais do Porto em Belém, que se tornaria o seu companheiro de vida: João Gonçalves dos Santos.

image Comemoração pelos 103 anos de Lourdes Santos reuniu familiares da senhora no bairro da Pedreira, nesta segunda (8) (Cristino Martins / O Liberal)

Com ele, Lourdes teve 9 filhos: Jozemar, Leomar, Graciela, Nazaré, Leonete, Jocimar, Leidomar, Valdelir e João, os dois últimos já falecidos, assim como seu João Gonçalves, que partiu há 34 anos. Da primeira geração vieram 22 netos, da segunda 23 bisnetos e, recentemente, a primeira bisneta.

A rotina de cuidar da família precisou ser alterada quando Lourdes sofreu uma queda e fraturou o fêmur. Por conta da idade avançada ela não consegue mais andar, mas, não perde a alegria de viver. Por isso, mantém uma rotina saudável. Ela acorda às 8 horas para tomar o café, depois segue para um passeio na cadeira de rodas pelo quintal e na frente da casa onde mora na travessa Vileta.

À tarde, ela descansa e, depois, volta para a frente da casa para observar o movimento das pessoas na rua. Aliás, Lourdes Santos sempre gostou de estar perto das pessoas, de celebrar a vida. Ao final do passeio, ela toma banho e faz um lanche. Para cuidar da saúde física, ela recebe serviços de Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia

Alegria de viver

"É um presente de Deus a nossa mãe fazer 103 anos na semana do Dia das Mães; o dia do aniversário dela é uma data muito especial e marca todos os anos o Dia das Mães", conta a filha Leomar Silva Santos, 72 anos, que é servidora pública.

Para Leomar, a alegria de viver e o companheirismo do marido foram os dois fatores essenciais à longevidade de dona Lourdes. "Eu nunca me esqueço do que ela me disse um dia: 'Filha, procura sempre ter a sua segurança de vida', ou seja, um trabalho que te dê estabilidade financeira, pra você seguir um caminho consistente", conta Leomar.

Lourdes Santos acompanhou as mudanças ocorridas na sociedade, em especial as conquistas das mulheres. Mas garante que tem a maior satisfação em bordar, costurar, cozinhar e, sobretudo, conversar.

Família festeira

Além do aniversário de dona Lourdes, neste mês de maio, outra festa também movimenta a família Santos: a quadra junina. A festa dos santos mais festivos do ano nunca passa em branco na casa da matriarca. Nessa época eles se transformam na "Família Buscapé" para pular o São João. Nos altos da casa, está a imagem do santo protetor.

Outra momento de festa para a família de dona Lourdes é quando o Clube do Remo vence uma partida, em especial, contra o rival Paysandu. Afinal, todos na casa são remistas de coração. A alegria da turma tem como fio condutor a presença de Lourdes, que "sempre foi nosso guia, nos conduzindo pela vida", como diz Leomar. "O aniversário da mãe é uma felicidade muito grande, ela é a nossa referência e tem todo o nosso amor", declara o filho Jozemar Santos.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM