CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Na volta às aulas, só um aluno entre 20 mil foi identificado com covid-19, em Belém

Aplicativo aumenta segurança na rede municipal de ensino. Nesta segunda (20), Prefeitura continua a retomada gradual com alunos de 1º ao 5º ano e parte dos alunos do EJAI e da Funbosque.

O Liberal
fonte

Na volta às aulas presenciais de forma gradual e escalonada na rede municipal de ensino de Belém, que teve início na semana passada, foi identificado um caso de Covid-19 no ambiente escolar. Isso foi possível graças ao aplicativo “Guardiões da Saúde”, que está auxiliando no monitoramento do estado de saúde de estudantes e servidores em todas as unidades de ensino. Nesta segunda-feira, 20, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) avança com o cronograma de retorno às salas de aula com os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e a 1ª e 2ª totalidade da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai)– o correspondente ao 6º e 7º anos do ensino fundamental. A Escola Bosque também retoma as aulas presenciais no prédio-sede, em Outeiro, e nas unidades pedagógicas das ilhas.

Na primeira semana, a estratégia se mostrou eficiente. A gente tem como monitorar. As aulas presenciais estão voltando com biossegurança. Estamos com o melhor monitoramento que se tem na rede de ensino".

image Protocolos na rede municipal contam com aplicativo (João Gomes / Comus)

Volta às salas de aula


A partir desta segunda-feira (20), voltam às aulas presenciais os alunos da rede do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e a 1ª e 2ª Totalidade da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai) – o correspondente ao 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. E, a partir do próximo dia 27, os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e a 3ª e 4ª totalidade da EJAI – o correspondente aos 8º e 9º anos do fundamental.

A secretária explica que os alunos estarão distribuídos em grupos de 33% de cada turma para o comparecimento presencial em dias alternados. Portanto, nesta segunda-feira, 20, retornarão 33% dos alunos; na terça, 21, mais 33%; e na quarta, 22, o restante, totalizando 100% dos alunos.

“Haverá a acolhida das crianças e dos pais (nesta segunda-feira). Será o momento de diagnosticar o que as crianças aprenderam no estudo em casa com a aplicação de um teste. É um diagnóstico (o teste) do processo de ensino e aprendizagem”, explica. O ano letivo de 2021 foi iniciado em 12 de abril com o envio de tarefas on-line e nos livros didáticos e os pais sendo orientados via Whatsapp, entre outras experiências à distância desenvolvidas conforme a realidade de cada escola. Porém, com o retorno das aulas presenciais, os alunos manterão 2h30 de atividades programadas em casa, informa a secretária.

A rede municipal de ensino conta com 75 mil alunos. O novo calendário contém mais 232 horas de atividades complementares para totalizar 824 horas/aulas do ano letivo 2021.

Já na Fundação Escola Bosque (Funbosque), que conta com 2.754 alunos, serão retomadas de forma presencial as aulas dos alunos da educação infantil, do ensino fundamental, do ensino médio e da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), além do curso de Gastronomia, que funcionam no prédio sede, na Ilha de Outeiro, e também nas unidades pedagógicas das outras ilhas.

Os estabelecimentos de ensino estão seguindo os protocolos sanitários, como ações de desinfecção; aferição de temperatura e tapete com hipoclorito para higienização dos sapatos na entrada dos alunos; dispensadores de álcool em gel; instalação de pias na entrada das escolas com água e sabão para higienização das mãos. Todos os servidores da rede municipal estão imunizados contra a Covid-19.

Fome


No acolhimento dos alunos da educação infantil na primeira semana de volta ás aulas presenciais, Márcia Bittencourt conta que foi realizado um levantamento junto às crianças sobre o que mais estava fazendo falta para os pequenos alunos durante o período em que ficaram afastadas da escola: em primeiro lugar entre as respostas apresentadas, ficou a merenda; em segundo, de estudar; e em terceiro, de brincar. “Isso foi muito forte para nós. Esta semana teve açaí na escola, tá sendo uma festa”, destaca.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM