Belém sem ônibus: saiba qual a diferença entre greve e paralisação
Apesar do anúncio ser que a circulação de ônibus seria normalizada a partir das 7h, muitos usuários do transporte se questionaram se a greve havia acabado; entenda

Nas primeiras horas desta quinta-feira (08), uma paralisação dos rodoviários da Região Metropolitana de Belém pegou muitos usuários do transporte coletivo de surpresa ao terem apenas vans e microônibus como meio de locomoção. Apesar do anúncio feito ser de que, a partir das 7h, a circulação de ônibus seria normalizada e que os atos seriam mantidos, muitos passaram a se questionar se, de fato, a greve havia acabado. Pensando nisso, o Oliberal.com explica a diferença básica entre paralisação e greve, entenda.
VEJA MAIS
O que é uma greve?
A greve é uma suspensão coletiva, pacífica, total ou parcial da prestação de serviço ao empregador. Esse direito é previsto na Constituição Federal, com regras específicas instauradas pela Lei da Greve, de 1989.
Vale lembrar que a greve é um ato coletivo decidido pelos trabalhadores, tendo sempre uma motivação, seja econômica, social ou política.
O que é uma paralisação?
A paralisação é a interrupção por um tempo determinado de algum serviço, estipulada pelos trabalhadores. Ela pode acontecer em algumas horas específicas do dia como forma de chamar atenção das autoridades.
Qual é a diferença entre greve e paralisação?
A greve é uma a suspensão de serviço por tempo indeterminado, até que todos os lados entrem em um consenso e decidam pelo retorno das atividades. Já a paralisação tem hora e data para iniciar e terminar.
(Estagiária Paula Figueiredo, sob supervisão de Heloá Canali, coordenadora de OLiberal.com)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA