Romaria da Juventude deve reunir 35 mil jovens nas ruas de Belém, neste sábado (15)

A procissão começará às 16h a partir da Paróquia São José de Queluz, em Canudos, seguindo para a Praça Santuário

O Liberal
fonte

Cerca de 35 mil jovens deverão participar da 20ª edição da Romaria da Juventude neste sábado (15), a partir das 16 horas, em Belém, como parte do Círio de Nossa Senhora de Nazaré 2022. Essa procissão é considerada como a mais animada da festividade, dado o entusiasmo e alegria com que os participantes se envolvem na condução da Imagem Peregrina - a mesma do Círio realizado no domingo passado (9), após dois anos sem o formato presencial em virtude da pandemia da covid-19.

Os jovens na Romaria da Juventude são de paróquias e comunidades que integram a Arquidiocese de Belém, e essa procissão é uma das duas oficiais que todos os anos têm um percurso diferente. Este ano, a romaria sairá da Paróquia São José de Queluz, na avenida Cipriano Santos, 311, no bairro do Canudos. A chegada ocorrerá na Praça Santuário, no bairro de Nazaré, no centro de Belém. A missa que antecede a Romaria da Juventude será celebrada às 15h e será presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém, dom Antônio de Assis Ribeiro.

VEJA MAIS

image São Benedito, o Santo Preto, motiva composições e manifestações culturais
A cultura com a dança e a música, mistura-se com a religiosidade para homenageá-lo

image Devoção a Nossa Senhora de Fátima reflete a religiosidade dos paraenses
Mensagem da Mãe de Jesus é de esperança e paz, permanece atual e ecoa entre devotos paraenses

Nas ruas

A procissão percorrerá a avenida Cipriano Santos, travessa Guerra Passos, avenida Conselheiro Furtado, travessa Quintino Bocaiúva, avenida Nazaré, até chegar à Praça Santuário, com percurso que deve ter duração de 2h, aproximadamente, encerrando por volta de 18h, com missa na Basílica Santuário. Essa cerimônia litúrgica será presidida por dom Raimundo Possidônio Carrera da Mata, bispo coadjutor de Bragança. A decoração do carro berlinda da procissão é de Simone Cosme.

Como repassa a Diretoria da Festa de Nazaré, a Romaria da Juventude é um momento para os jovens homenagearem Nossa Senhora de Nazaré. Com isso, a Diretoria da Festa, organizadora do evento, e a Arquidiocese de Belém procuram contribuir para conscientizar a população acerca do respeito ao tema da juventude, a importância dela para a Igreja e os processos de evangelização que precisam ser percorridos e que são tão importantes na preparação para o Círio.

A estimativa de cerca de 35 mil participantes na Romaria da Juventude foi feita pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese-PA). Essa romaria começou em 2001, com a procissão saindo da Comunidade São Brás.

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém. A festividade tem patrocinadores e apoiadores.

Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM