Revoltados com descaso, moradores fecham rua no bairro da Cremação
Via cheia de buracos motiva protesto na 14 de março entre Fernando Guilhon e Timbiras

No meio do caminho, há uma pedra, e enorme, na travessa 14 de Março, entre a avenida Fernando Guilhon e a rua Timbiras, no bairro da Cremação. A rua, nesse trecho, está fechada há uma semana. E, no local, há uma placa de “Pare”.
A via está cheia de buracos. Moradores dizem que uma caçamba, a serviço da Prefeitura de Belém, transportou aterro e os trabalhadores jogaram esse material no local, para tapar os buracos. Só que deixaram, nesse trecho, uma pedra enorme. O aterro e a pedra impedem a passagem dos carros nesse perímetro.
Aí, os moradores terminaram de fechar a rua, que dá acesso ao bairro de Nazaré. Eles até brincam com o obstáculo deixado na rua. “Foi o meteoro que trouxe? Foi o Incrível Hulk? É um pedrão”, disse um morador.
A revolta dos moradores aumentou porque, há uma semana, um caminhão passou no local e atingiu a fiação elétrica, que é baixa. Eles ficaram sem energia, cujo fornecimento só foi restabelecido horas depois. Então, para evitar que esse problema ocorresse, e veículos joguem lama nos moradores, sobretudo nesse período de chuva, eles decidiram fechar a rua de vez, colocando, também, pedaços de pau.
A esteticista Cláudia Adriana da Costa, 48 anos, mora nessa região há bastante tempo. “Olha, mano, tá horrivel. Quando chove, fica tudo cheio”, disse. “E não tem como a gente passar. Os carros passam por aqui e piora ainda mais. Aqui liga para o bairro de Nazaré. É praticamente no centro”, acrescentou.
A vendedora Ângela Botelho tem 61 anos e mora no local há mais de 40. Ela reside bem em frente ao trecho fechado. “Sabe quem colocou isso aqui? O pessoal da prefeitura”, contou. “Botaram um monte (de aterro) aqui e ali e ainda essa pedrona. Quem é o morador que ia trazer uma pedra dessas pra cá? Não tem como”, questionou, indignada.
Segundo ela, a prefeitura “tem que fazer a rua de novo. Quando chove, a água dá no meio da canela”.
O OUTRO LADO
Procurada pela redação integrada de O Liberal, a Prefeitura de Belém informou, em nota, que está "realizando obras de pavimentação em várias ruas da cidade", e que "equipes atuam simultaneamente para atender diversas vias com drenagem, terraplenagem e asfalto".
Segundo a PMB, o trecho da 14 de Março, entre Fernando Guilhon e Timbiras, estaria incluindo nas ações de tapa-buracos da Secretaria de Saneamento (Sesan). "A prefeitura desconhece a obstrução da via por conta de uma pedra, mas irá enviar uma equipe ao local para avaliar a situação”.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA