Recurso de cerca de US$ 18 milhões serão usados para obras em canais da bacia do Una
Dinheiro devem ser liberados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

Cerca de US$ 18 milhões em recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) podem ser desbloqueados, em breve, e serão destinados a obras em canais da bacia do Una. A liberação depende do fortalecimento institucional entre Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben) e Secretaria Municipal de Saneamento de Belém (Sesan), das demandas levantadas pela população no programa “Tá Selado” e das visitas para identificação das áreas críticas, que já começaram a ser realizadas.
A primeira visita técnica de identificação de necessidades dos canais da bacia do Una foi realizada nesta terça-feira (13). Engenheiros e técnicos do Promaben e da Sesan já passaram pelos canais do Galo, da Pirajá e da Nove de Janeiro, além da visita técnica ao sistema de comportas do canal do São Joaquim.
O objetivo da visita foi verificar pontos críticos de alagamentos em alguns canais. E ainda, identificar pontos onde possíveis intervenções possam ser feitas para solucionar esses alagamentos. O coordenador-geral do Promaben, Rodrigo Rodrigues, lembra que a bacia do Una é uma das maiores de Belém, pois envolve cerca de 20 bairros. “As visitas técnicas são importantes porque vão direcionar os recursos para o local com mais necessidade”, explica.
Igor Campos, assessor técnico do Promaben, ressalta a importância do fortalecimento institucional entre o Programa e a Sesan. “Esses pontos de alagamento foram levantados pela própria secretaria, que é a instituição que tem experiência e a vivência nesses pontos de alagamento”, lembra.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA