Projeto Alumni Day promove encontro com artista plástica e roda de conversa para estudantes em Belém
Alunos de escola estadual tiveram a oportunidade de visitar a exposição "AfloraR", da artista plástica Rose Maiorana, na galeria do Centro Cultural Brasil Estados Unidos (CCBEU)

Proporcionar o contato com arte e cultura é uma das propostas do projeto Alumni Day, realizado pela primeira vez, nesta terça-feira (30), de 14h às 18h, no Centro de Cultura Brasil Estados Unidos (CCBEU), em Belém. A iniciativa é apoiada pela Embaixada dos Estados Unidos das Américas, com a participação de ex-intercambistas que se reúnem e desenvolvem atividades para a comunidade. A programação gratuita e aberta ao público em geral também contou com visitação a exposição "AfloraR", da artista plástica Rose Maiorana, na galeria do CCBEU.
O evento foi realizado em parceria com a USBEA (United States-Brazil Exchange Alumni, que são os ex-intercambistas Brasil-Estados Unidos), Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a artista plástica Rose Maiorana. Participaram da programação os alunos da primeira, segunda e terceira séries do ensino médio e ensino técnico da Escola Estadual de Ensino Médio e Integrado Professor Francisco da Silva Nunes.
A analista de cultura do CCBEU, Ana Laura Figueiró, explicou que a programação da primeira edição contou com visitação a exposição "AfloraR" e bate-papo com a artista plástica Rose Maiorana, sessão de cinema com a exibição do filme "Pantera Negra", seguido de um cine debate e a apresentação do programa Jovens Embaixadores que dá oportunidade aos estudantes de escola pública a conseguirem bolsas para estudarem nos EUA.
"As crianças, muitas delas, nunca estiveram em uma galeria, nunca estiveram num teatro ou até mesmo no cinema, então, a gente proporcionar essas atividades para comunidade é muito interessante porque dá oportunidade para os jovens saberem que existem outros projetos que eles podem se envolver", avalia Ana Laura.
Para a artista plástica Rose Maiorana, participar de um momento de descoberta para os estudantes foi motivo de muita emoção e alegria, principalmente pelo interesse dos visitantes em saber mais sobre arte. A autora da exposição "AfloraR" convidou o grupo de alunos a participar da próxima exposição que será montada em breve, na sede do Grupo Liberal.
"Essa é uma iniciativa muito interessante e eu fiquei muito emocionada porque a gente percebe que eles sentem falta de arte, então poder proporcionar isso não tem preço. O mais importante durante essa visita foi ver o interesse deles de saber a técnica que eu uso, em quem eu me inspirei. E como falei pra eles: eu tenho muito colorido dentro de mim e espero que eles também, mas meu desejo é que eles estudem, pesquisem e busquem aprender porque conhecimento é algo que ninguém tira da gente", afirmou Rose Maiorana.
A professora de artes Rosângela Lima, foi uma das participantes do Alumni Day. Para ela, o contato com tudo aquilo que é trabalhado em sala de aula enriquece o conhecimento dos estudantes e demais participantes da atividade. "Me sinto grata pela oportunidade de estar aqui hoje e presenciar a arte de perto, e trazer os alunos a uma galeria é permitir que eles tenham acesso a algo que é tão importante, o conhecimento prático do que vemos em sala de aula", acrescenta.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA